Notícias

Na última semana de vacinação contra Influenza, foco é nas crianças

Público infantil é o grupo prioritário com o menor percentual de imunização registrado em Pernambuco e registrou 63% dos casos confirmados do vírus

Campanha Nacional de Vacinação contra a InfluenzaCampanha Nacional de Vacinação contra a Influenza - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

 

Faltando cinco dias para o fim da campanha de vacinação contra a Influenza, mais de 370 mil pernambucanos que fazem parte dos grupos inclusos na estratégia de imunização ainda não se vacinaram. Desse total, quase 140 mil são crianças, grupo prioritário com o menor percentual de imunização, com 81,51%, e que não atingiu a meta de vacinações em 2018.

As crianças alvo de imunização têm idades entre seis meses e seis anos de idade. A ação para o público infantil ganha ainda mais importância diante dos números da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com eles, 63% dos casos confirmados de influenza ocorreram em crianças de até quatro anos, já entre os 1.043 casos de síndrome respiratória grave registrado neste ano, 899 atingiram crianças na faixa etária para a qual está voltada a vacina.

Leia também:
H1N1: Casos graves crescem 600% em Pernambuco
Estudante pode ter sido primeira vítima de H1N1, em 2019 

As imunizações foram intensificadas com o segundo Dia D de Vacinação, realizado neste final de semana, que levou Pernambuco ao posto de terceiro estado com maior percentual de vacinações, com 86% (equivalente a 2,6 milhões de pessoas). Dessa forma, o estado está muito próximo da meta de 90%, que precisa ser atingida até a próxima sexta-feira.

Até o momento, Pernambuco registrou apenas um óbito causado pelo vírus da influenza A (H1N1), ocorrido no mês de maio, em Petrolina, no Sertão. Outros oito casos tiveram resultado laboratorial confirmado para o vírus, 13 foram diagnosticados para influenza B e um para para influenza A não subtipado.

Além das crianças, o público alvo prioritário da campanha é composto por gestantes, idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores de saúde, além professores de escolas públicas e privadas.

 

Veja também

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação
OLINDA

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação

Newsletter