véspera do São João

Na véspera do São João, Caruaru registra uma das menores temperaturas do ano no Estado

Termômetros ficaram cerca de dois graus abaixo da média para a época

Vista de Caruaru, no Agreste de PernambucoVista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco - Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou, na madrugada desta quinta-feira (23), dia da véspera do São João, 17,5º C. Essa foi uma das menores temperaturas notificadas no ano no Estado. O número é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). 

"A temperatura foi abaixo da média, do esperado para junho para o Agreste, que é de 19,5º C", explica o meteorologista da Apac, Hailton Dias. Em 8 de junho, os termômetros da Princesa do Agreste marcaram 17,3º C

Na madrugada de quinta-feira, a Apac contabilizou ainda 21,0º C no Recife e em Olinda e Ipojuca; 18,0º C em Brejo da Madre de Deus, Amaraji, Araripina e Venturosa; 19,0º C em Custódia, Ibimirim e Vertentes; e 20,0º C em Carpina. 

Segundo Hailton, as temperaturas menores acontecem entre três e cinco da manhã. "O sistema de ontem [ondas de leste] ajuda a derrubar a temperatura", completa. 

A sensação térmica de frio cresce por causa da ocorrência do vento. "A temperatura registrada em Caruaru ou no Recife, por exemplo, gente na rua sente que foi mais baixo do que isso por causa do vento. Pode ter chegado a 18, 19 graus a sensação térmica", acrescenta Hailton. 

Como a região está no inverno, estação marcada pela menor incidência da radiação solar, a Apac pode registrar temperaturas ainda mais baixas. A Apac espera que as temperaturas mínimas podem chegar, segundo a média, a casa dos 15º C no Agreste, 16º C no Sertão, e em torno de 20º C no Litoral e na Zona da Mata.
 

Veja também

Alimentos úmidos: mais hidratação e nutrição na dieta de um pet
Folha Pet

Alimentos úmidos, como sachês e patês, fornecem mais hidratação e nutrição

Rússia quer conectar usina de Zaporizhzhia à Crimeia, diz operador ucraniano
Guerra

Rússia quer conectar usina de Zaporizhzhia à Crimeia, diz operador ucraniano