Logo Folha de Pernambuco

presidente do irã

Nações amigas e rivais oferecem ajuda ao Irã nas buscas por Raisi após queda de helicóptero

O paradeiro do presidente ainda é desconhecido, embora o local exato do acidente já tenha sido identificado, segundo a agência de notícias iraniana IRNA

O presidente do Irã, Ebraim Raisi, está desaparecidoO presidente do Irã, Ebraim Raisi, está desaparecido - Foto: Iranian Presidency/AFP Photo

Vários países foram rápidos em oferecer assistência ao Irã para ajudar nas operações de busca e resgate após um helicóptero que transportava o presidente Ebrahim Raisi ter caído neste domingo. O paradeiro do presidente ainda é desconhecido, embora o local exato do acidente já tenha sido identificado, segundo a agência de notícias iraniana IRNA.

O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, instruiu o Ministério do Interior de seu país e outras partes relevantes a oferecer ajuda na busca pelo helicóptero desaparecido, segundo Bassem al-Awadi, porta-voz do governo iraquiano.

A agência nacional de emergência da Turquia, por sua vez, informou que despachou 32 socorristas e seis veículos para ajudar na busca, embora não tenha especificado os tipos de veículos. O Irã, segundo a agência, havia solicitado um helicóptero de busca e resgate com capacidades de visão noturna.

A União Europeia (UE) afirmou que ativou seu sistema de satélites Copernicus para oferecer serviços de mapeamento de emergência para ajudar as autoridades iranianas a obter uma melhor visibilidade da área onde se acredita que o acidente tenha ocorrido, de acordo com Janez Lenarcic, chefe de gestão de crises do bloco. Ele disse que a UE fez isso após um pedido de assistência do Irã.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita — um rival regional que reestabeleceu relações com o Irã no ano passado, após uma separação de sete anos — disse que "está ao lado da irmã República Islâmica do Irã nestas circunstâncias difíceis e está preparada para oferecer qualquer assistência que as autoridades iranianas precisem."

O helicóptero que transportava o presidente caiu em uma parte remota do país, na região de Vazaqan, na província do Azerbaijão Oriental, de acordo com a mídia estatal iraniana, pondo em marcha uma grande operação de busca e resgate em meio ao mau tempo e neblina pesada. Mais cedo, a agência de notícias oficial IRNA havia afirmado que a aeronave havia feito um "pouso forçado", mas posteriormente uma autoridade reconheceu à agência Reuters que a vida de Raisi estava "em risco" após a "queda" em uma região de montanha perto da fronteira com o Azerbaijão.

Segundo o Tehran Times, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental e outros funcionários e guarda-costas também estavam na aeronave, uma de três que viajava em comboio – as outras duas, segundo a BBC, teriam pousado em segurança.

O líder supremo do irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu os iranianos que "não se preocupem" com a liderança da República Islâmica, dizendo que "não haverá interrupção no trabalho do país".

— Esperamos que Deus Todo-Poderoso traga o nosso querido presidente e os seus companheiros de volta com plena saúde para os braços da nação — disse ele num discurso transmitido pela televisão nacional, enquanto fiéis muçulmanos rezavam pelo regresso seguro de Raisi.

A agência de notícias Fars também relatou pedidos para que o público orasse pelo presidente, e imagens de fiéis rezando no Santuário do Imã Reza, um dos locais mais sagrados do islamismo xiita, foram exibidas pela televisão estatal.

Raisi, 63 anos, foi eleito em 2021 e é há muito tempo uma figura proeminente no Irã. Como presidente, ele supervisiona todo o trabalho do governo e é o segundo indivíduo mais poderoso na estrutura política do Irã depois do líder supremo.

A queda ocorreu pouco mais de um mês após o Irã ter lançado um ataque sem precedentes com drones e mísseis contra o território israelense. É também o momento em que o país enfrenta um histórico de protestos em massa contra sua teocracia xiita devido a uma economia com dificuldades e aos poucos direitos das mulheres — o que torna o momento sensível para Teerã e para o futuro do país. (Com New York Times.)

Veja também

Rato, hamster, chinchila, porquinho-da-índia, twister e gerbil: como cuidar de um pequeno roedor?
Folha Pet

Rato, hamster, chinchila, porquinho-da-índia, twister e gerbil: como cuidar de um pequeno roedor?

MPRJ abre inquérito para apurar irregularidades noticiadas no Programa de Transplantes do Rio
INVESTIGAÇÃO

MPRJ abre inquérito para apurar irregularidades noticiadas no Programa de Transplantes do Rio

Newsletter