Nações fizeram 28º encontro de maracatus em Olinda

A festa contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)

Nações de Maracatu desfilam na Casa da Rabeca, em OlindaNações de Maracatu desfilam na Casa da Rabeca, em Olinda - Foto: Rafael Furtado - Folha de Pernambuco

Tradição da Zona da Mata do Estado, o Maracatu de Baque Solto também marcou presença no Carnaval de Olinda. Representantes de 40 nações diferentes realizaram o 28° Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, até as 18h desta segunda-feira (12). A festa, que é uma verdadeira tradição, também contou com a presença de personalidades da política local, como o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

"É a confraternização do povo que faz esta cultura, os cortadores de cana de açúcar que passam o ano todo fazendo a sua fantasia", disse o presidente da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, Manoel Salustiano, filho do saudoso Mestre Salu. Ele lembra que nesta terça-feira (13) tem mais encontro de maracatus, desta vez na cidade de Aliança, na zona da Mata Norte.

Manoel lembrou que o encontro começou com apenas nove maracatus, mas atualmente reúne 112 nações diferentes. Por isso, acontece em três dias diferentes, entre Olinda e Aliança, onde fica a sede da associação. Neste ano, o homenageado é o maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, que está completando 100 anos.

Presenças

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), prestigiou a festa na Casa da Rabeca. Acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e do secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, o governador foi reverenciado pelos blocos presentes.

Durante sua passagem, o Maracatu Águia de Ouro fez questão de saudar o gestor. “O governador da gente que a gente dá o maior valor”, cantaram. Na ocasião, Paulo aproveitou para comemorar o sucesso do Carnaval deste ano. "Está ocorrendo dentro do planejado. Quero parabenizar a todos que contribuíram para isso, como os policiais e os serviços médicos de saúde. As cidades estão limpas e organizadas", colocou.

Na sua visão, as festas foram marcadas por um clima de harmonia e paz. "O Carnaval está de muita alegria e paz. No Recife e em Olinda, mas em todo o Interior também. Os informes que recebemos foram esses", disse.

“Todos os anos venho aqui valorizar essa face da cultura pernambucana. Esse é um dos momentos muito fortes do Carnaval. Estamos muito felizes com o resultado até agora”, reforçou Geraldo Julio.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete do governo estadual, João Campos, a deputada Luciana Santos (PCdoB), o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua e o secretário da Casa Civil, Nilton Mota. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também compareceu ao evento, assim como o deputado federal Augusto Coutinho (SD).

Veja também

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam
EUA

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU
EM EVENTO NO RECIFE

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU