Notícias

Nações fizeram 28º encontro de maracatus em Olinda

A festa contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)

Nações de Maracatu desfilam na Casa da Rabeca, em OlindaNações de Maracatu desfilam na Casa da Rabeca, em Olinda - Foto: Rafael Furtado - Folha de Pernambuco

Tradição da Zona da Mata do Estado, o Maracatu de Baque Solto também marcou presença no Carnaval de Olinda. Representantes de 40 nações diferentes realizaram o 28° Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, até as 18h desta segunda-feira (12). A festa, que é uma verdadeira tradição, também contou com a presença de personalidades da política local, como o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

"É a confraternização do povo que faz esta cultura, os cortadores de cana de açúcar que passam o ano todo fazendo a sua fantasia", disse o presidente da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, Manoel Salustiano, filho do saudoso Mestre Salu. Ele lembra que nesta terça-feira (13) tem mais encontro de maracatus, desta vez na cidade de Aliança, na zona da Mata Norte.

Manoel lembrou que o encontro começou com apenas nove maracatus, mas atualmente reúne 112 nações diferentes. Por isso, acontece em três dias diferentes, entre Olinda e Aliança, onde fica a sede da associação. Neste ano, o homenageado é o maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, que está completando 100 anos.

Presenças

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), prestigiou a festa na Casa da Rabeca. Acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e do secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, o governador foi reverenciado pelos blocos presentes.

Durante sua passagem, o Maracatu Águia de Ouro fez questão de saudar o gestor. “O governador da gente que a gente dá o maior valor”, cantaram. Na ocasião, Paulo aproveitou para comemorar o sucesso do Carnaval deste ano. "Está ocorrendo dentro do planejado. Quero parabenizar a todos que contribuíram para isso, como os policiais e os serviços médicos de saúde. As cidades estão limpas e organizadas", colocou.

Na sua visão, as festas foram marcadas por um clima de harmonia e paz. "O Carnaval está de muita alegria e paz. No Recife e em Olinda, mas em todo o Interior também. Os informes que recebemos foram esses", disse.

“Todos os anos venho aqui valorizar essa face da cultura pernambucana. Esse é um dos momentos muito fortes do Carnaval. Estamos muito felizes com o resultado até agora”, reforçou Geraldo Julio.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete do governo estadual, João Campos, a deputada Luciana Santos (PCdoB), o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua e o secretário da Casa Civil, Nilton Mota. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também compareceu ao evento, assim como o deputado federal Augusto Coutinho (SD).

Veja também

Trump pode ser preso? Se for o caso, o Serviço Secreto dos EUA irá com ele; entenda
ESTADOS UNIDOS

Trump pode ser preso? Se for o caso, o Serviço Secreto dos EUA irá com ele; entenda

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo
SEGURANÇA

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Newsletter