Meio ambiente

'Não depredem o planeta', pede o papa Francisco

O papa também declarou que os países ricos têm 'uma dívida ecológica' com os mais pobres pela exploração injusta de seus recursos

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Handout / VATICAN MEDIA / AFP

O papa Francisco pediu aos cristãos que "não depredem o planeta" e lembrou que os países ricos têm "uma dívida ecológica" com os mais pobres pela exploração injusta de seus recursos.

Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Vaticano, por ocasião da Jornada Mundial da Oração pela Criação no mês de setembro, o papa argentino pediu a conscientização do grave problema ecológico que assola o mundo."Estamos espremendo os bens do planeta. Espremendo-os", lamentou.

O papa, autor da encíclica "Laudato Si" para a defesa do planeta e seus habitantes, denunciou a depredação e exploração dos recursos que muitos países ricos e multinacionais cometem. "Fazem lá fora o que não permitem que seja feito nos seus", lamentou.

O pontífice pediu uma oração para que esses recursos "não sejam depredados, mas para que sejam distribuídos de maneira justa e respeitosa", disse."Não à depredação, sim à distribuição", pediu o chefe da Igreja católica. "Hoje, não amanhã, hoje, temos que cuidar da criação com responsabilidade", repetiu.

Segundo o diretor internacional da Rede Mundial de Oração, padre Frederic Fornos, o pedido do papa foi feito na ocasião do quinto aniversário da encíclica "Laudato Si". "O ano 2020 é o ano do quinto aniversário desta encíclica dedicada ao cuidado da casa comum: hoje mais do que nunca temos que escutar esse grito e promover concretamente, com um estilo de vida pessoal e comunitária sóbria e solidária, uma ecologia integral", afirmou.

O religioso lembrou no vídeo que, segundo os dados das Nações Unidas, cerca de 821 milhões pessoas "dormem com fome todas as noites"."Não é por falta de alimentos, é o resultado da profunda injustiça que envolve a produção de alimentos e sua disponibilidade", explicou.

O 1% da população mundial tem mais que o dobro da riqueza dos 99% restantes, disse a Rede Mundial de Oração do papa. Metade da humanidade vive com 5,5 dólares por dia e cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável, destacou a entidade.

Veja também

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Previsão de trânsito tranquilo nas rotas turísticas para o feriado da Semana Santa
Semana Santa

Previsão de trânsito tranquilo nas rotas turísticas para o feriado da Semana Santa

Newsletter