Não foram detectadas novas manchas de óleo, segundo o Governo Federal

Na atualização da vistoria nas praias do Nordeste neste domingo (27), não foram encontrados novos indícios de manchas

Voluntários fazem ações nas praiasVoluntários fazem ações nas praias - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Neste domingo (27), o Governo Federal informou que não foram encontrados indícios de novas manchas de óleo chegando à costa brasileira. Por meio de nota, o Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) - formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - comunicou que foram realizadas vistorias por navios em diversas regiões do litoral nordestino e monitoramento aéreo nas proximidades de Porto de Galinhas (PE) e Salvador (BA).

Para a vistoria, foram empregados oito navios e um helicóptero da MB, totalizando 988 militares, duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), dois helicópteros do IBAMA, com emprego de 134 servidores, além de 253 militares e 26 viaturas do Exército Brasileiro (EB), que realizaram ações de limpeza nas praias de Forte Orange, Itapuama e Tamandaré, todas localizadas em Pernambuco.

Leia também:
Praias atingidas por óleo no Grande Recife ficam esvaziadas
Governo pede esclarecimentos a 11 países sobre origem do óleo
Banho é permitido em praias pernambucanas onde não há óleo aparente


Desde o início do incidente, dos 249 locais afetados, 100 praias que foram limpas, não apresentaram novos resíduos, 139 apresentam vestígios inferior a 10% e 10 praias apresentam manchas maiores que estão sendo removidas. Ainda segundo o GAA, foram contabilizadas mais de 1000 toneladas de resíduos oleosos retirados nas praias do Nordeste.

As ações de limpeza continuam em andamento nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Nos demais estados do Nordeste a situação é estável, permanecendo ações de monitoramento.

Veja também

Vestibular da Unicap oferta 4.508 vagas em 52 cursos; veja como se inscrever
Educação

Vestibular da Unicap oferta 4.508 vagas em 52 cursos; veja como se inscrever

Ex-presidente francês morre de Covid-19
Coronavírus

Ex-presidente francês morre de Covid-19