Notícias

'Não há menor chance de reabrir comércio', diz Marcelo Crivella

Na semana passada, Crivella flexibilizou o decreto que fechava o comércio na cidade, autorizando a reabertura de lojas de conveniência e material de construção

Prefeito do Rio Marcelo CrivellaPrefeito do Rio Marcelo Crivella - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou neste domingo (5) que não pretende reabrir o comércio da cidade no curto prazo. Ele manteve a orientação para que a população mantenha isolamento social adotado há duas semanas.

"O comitê cientifico da prefeitura decidiu por unanimidade manter todas as medidas de afastamento social. Há uma pressão enorme da nossa população e da economia para se começar a relativizar, abrir aos poucos setores do comércio. Mas não, há a menor chance de fazer isso", disse o prefeito.

Na semana passada, Crivella flexibilizou o decreto que fechava o comércio na cidade, autorizando a reabertura de lojas de conveniência e material de construção da cidade.
Também afirmou que o número de casos estava abaixo do esperado, o que permitiria a reabertura gradual das atividades. Ao mesmo tempo, manteve as escolas fechadas por mais 15 dias, até 12 de abril.

Leia também:
'Vai quebrar tudo', diz Bolsonaro em nova crítica ao fechamento do comércio
Grupo ignora pandemia, ataca Doria e pede reabertura do comércio em SP

A iniciativa foi interpretada pelo meio político como um aceno ao presidente Jair Bolsonaro, que defende a reabertura do comércio e o isolamento apenas do grupo de risco.

Uma semana depois, contudo, o prefeito mantém a defesa do afastamento social. A cidade tem 1.068 casos de contaminação pelo novo coronavírus confirmados. Há 253 pessoas hospitalizadas, sendo 91 nos CTIs da cidade (rede pública e privada). A capital já registrou 42 mortes pelo Covid-19.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua
conflito no oriente médio

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal
terremotos

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal

Newsletter