NÃO LIBERAR Precisa-se de técnicos, aponta pesquisa

Brasil precisará qualificar 13 milhões de técnicos, principalmente no ramo industrial

TEXTO PARA QR
Especialista fala sobre as áreas que o mercado mais absorve 

ARTE
Os 10 cursos técnicos mais valorizados de 2017
1 - Técnico em Meio Ambiente
2 - Técnico em Rede de Computadores
3 - Desenvolvedor Mobile
4 - Técnico em Comércio Exterior
5 - Técnico em Geoprocessamento
6 - Técnico em Mecânica
7 - Técnico em Eletrotécnica
8 - Técnico em Segurança do Trabalho
9 - Técnico em Construção Civil
10 - Técnico em Logística

Fonte: ManpowerGroup.

A busca por uma formação técnica não é importante apenas para os que optam por esses cursos. Do outro lado da história, o mercado possui uma demanda considerável nesses setores e sai à procura de profissionais qualificados para ocupar essas vagas. 

Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria, apontou que, de 2017 até 2020, o Brasil precisará qualificar 13 milhões de técnicos, principalmente no ramo industrial, setor que demandará um grande número de profissionais nos próximos anos.

Por isso, a necessidade de possuir uma formação técnica acaba sendo um diferencial no currículo. A prova disso é que o próprio setor industrial absorveu mais trabalhadores de nível técnico que de nível superior no primeiro semestre deste ano, aponta um levantamento também feito pelo Senai, divulgado no início de setembro.

Aos interessados em investir na área, já que promete uma demanda considerável de vagas, os cursos que podem ser uma boa opção para quem quer aproveitar as oportunidades futuras são os de Técnico em Química, Técnico em Petróleo, Técnico em Eletroquímica e Técnico em Manutenção de Máquinas e Equipamentos.

Veja também

Inscrições para a Jornada Criativa Como Nasce uma Ideia estão abertas até esta sexta (8)
Educação

Inscrições para a Jornada Criativa Como Nasce uma Ideia estão abertas até esta sexta (8)