Natimorto testa positivo para o novo coronavírus em PE

Embora não haja posicionamento da OMS sobre transmissão na gestação, pesquisas nos EUA e na China abordam tema

Teste de Covid-19Teste de Covid-19 - Foto: Juan Barreto/AFP

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), notificou, nesta quinta-feira (28), a morte de um natimorto do sexo masculino - a denominação é dada quando o óbito do feto acontece dentro do útero - em decorrência da Covid-19. É o primeiro caso desse tipo no Estado relacionado à doença. O óbito ocorreu no último dia 16, em uma unidade privada do Recife, e tanto o natimorto quanto a mãe tiveram resultado positivo em teste para o Sars-CoV-2.

Embora ainda não haja comprovação por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que gestantes infectadas pelo novo coronavírus possam transmitir o vírus para o feto, há estudos em andamento que investigam essa hipótese. Pesquisadores dos Estados Unidos e de Wuhan, na China, onde o coronavírus surgiu, já sinalizaram tal possibilidade após acompanharem grupos de gestantes e realizarem testarem específicas durante e logo após partos.

Leia também:
Pernambuco anuncia plano de reabertura das atividades econômicas
Covid-19: Pernambuco terá ampliação na testagem


Além do caso do natimorto, o boletim desta quinta notifica também a morte de uma menina de um ano. Assim, já são 13 mortes no Estado em bebês e crianças com idade entre 0 e 9 anos. Nessa faixa etária, foram notificados, até o momento, 193 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) associada à Covid-19. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Novo apagão atinge cidades do Amapá
BLECAUTE

Novo apagão atinge cidades do Amapá

Brasil aplica mais de 1,7 milhão de vacinas contra Covid em 24h
MARCA

Brasil aplica mais de 1,7 milhão de vacinas contra Covid em 24h