Náutico enfrenta Uniclinic/CE na estreia da Copa do Nordeste 2017

Náutico dá início à temporada 2017 com estreia na Copa do Nordeste, hoje, diante do Uniclinic/CE, na Arena de Pernambuco

Mudanças de Dado são para recuperar lado físico dos atletasMudanças de Dado são para recuperar lado físico dos atletas - Foto: Anderson Stevens/FolhaPE

O período de pré-temporada passou. O descanso (nas férias) foi trocado por trabalhos físicos e técnicos. Formações táticas montadas, situações de jogo praticadas e testes vencidos. Agora, como diz a expressão popular, o Náutico joga à vera. Nesta terça-feira (24), a equipe estreia no Grupo A da Copa do Nordeste diante do Uniclinic/CE, às 19h, na Arena de Pernambuco. A temporada de partidas em 2017 está oficialmente aberta para o Timbu.

Foram 22 dias de trabalho desde a reapresentação. Ao todo, 12 atletas foram contratados. O clube também procurou valorizar as categorias de base - metade do elenco é de pratas da casa. Mas nem todos os jogadores estarão à disposição diante dos cearenses. Na semana passada, o atacante Anselmo já havia sido vetado pelo Departamento Médico após sentir lesão na coxa direita.

Ontem, por conta do mesmo problema, o meia Marco Antônio aumentou a lista de lesionados e “excluídos” para a estreia. O Timbu também não poderá contar com os atacantes Dudu e Alison. A dupla não teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está fora.

O técnico Dado Cavalcanti, porém, já estava ciente do futuro empecilho na regularização. Ontem, ele montou o setor ofensivo com duas opções para as respectivas vagas: Jefferson Renan para a posição de Dudu e Giva para a de Alison.

“Dudu é mais participativo e Jefferson Renan é mais decisivo. Dudu trabalha mais no primeiro terço de criação e Jefferson no último, com mais velocidade”, disse o treinador, seguindo com as comparações. “Já Alison tem poder grande de finalização e joga mais enfiado, enquanto Giva tem uma movimentação maior, saindo mais da área e fazendo as funções pelo lado do campo”, completou.

Em relação ao desfalque de Marco Antônio, o treinador não escondeu o peso da ausência, mas preferiu valorizar outro lado. “Individualmente, perdemos muito em qualidade sem ele. Mas coletivamente não perdemos tanto. Todos tiveram os mesmos treinos e passaram rigorosamente pelas mesmas ações”, explicou Dado. “Espero que a coletividade prevaleça”, concluiu. Quem joga na vaga do camisa 10 é Maylson.

UNICLINIC

Sétimo colocado no Campeonato Cearense, o Uniclinic chega como “zebra” no Grupo A. Mas o técnico Dado Cavalcanti alerta para uma vantagem que os cearenses terão. “É um time que já testou, errou e corrigiu. Teve essa oportunidade nos três jogos do Cearense. Já o Náutico vai para o primeiro teste agora. Eles saem na frente nisso, mas nós estamos mais descansados”, frisou.

FICHA DO JOGO

NÁUTICO

Tiago Cardoso; Joazi, Tiago Alves, Ewerton Páscoa e Manoel; João Ananias, Rodrigo Souza e Maylson; Jefferson Renan, Giva e Jefferson Nem. Técnico: Dado Cavalcanti

UNICLINIC/CE
Dionantan; Anderson Sobral, Airton Júnior, Wesclei e Luis Fernando; João Neto, Guidio, Preto e Vaninho; Netinho e Edson Caríus. Técnico: Vladimir de Jesus

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Horário: 19h.
Árbitro: Claudio Francisco Lima E Silva (SE). Assistentes: Ailton Farias da Silva e Daniel Vidal Pimentel (ambos de SE).
Transmissão TV: Esporte Interativo

Veja também

Olinda anuncia vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 31 anos
Vacinação

Olinda anuncia vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 31 anos

Detentos de Pernambuco recebem menção honrosa na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Educação

Detentos de Pernambuco recebem menção honrosa na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática