Futebol Francês

Neymar, decisivo! Com gol do brasileiro, PSG é campeão na França

Atacante marcou o gol que deu o título ao clube na final da Copa da França

PSG CAMPEÃOPSG CAMPEÃO - Foto: Crédito - A.Caravelle-PSG

As Casas de apostas continuam a se perguntar: Neymar poderá um dia ser o melhor jogador do mundo? Bom, a depender do poder de decisão do craque brasileiro em finais, isso está bem perto de acontecer.

Isso porque Neymar foi cirúrgico e importante em mais uma ocasião. O beneficiado da vez foi o seu atual clube, o Paris Saint Germain, que contou com um gol do camisa 10 - o único da partida - para vencer o Saint Etienne e conquistar o título da Copa da França. O 13º título do PSG da Copa da França veio no primeiro jogo oficial de futebol na França desde a pausa devido à pandemia do novo coronavírus.

O jogador chamou a responsabilidade em diversos momentos do jogo. Como lhe é característico, partiu para cima com dribles e fintas. Tentou o gol e buscou jogar solto e livre, sem manifestar cansaço ou falta de ritmo de jogo.

O gol veio aos 13 minutos. Mbappé tabelou com Di Maria e bateu cruzado na cara do cara do gol, mas o goleiro Moulin defendeu. Na sequência, a bola sobrou para Neymar, que finalizou. A bola chegou a bater no travessão antes de entrar.

Com o gol marcado nessa sexta-feira (24), Neymar chegou a 18ª partida de final anotando pelo menos um gol. Agora, o craque soma 21 gols em finais. No geral, Neymar disputou 37 partidas de finais de campeonato, sendo 11 delas em jogos de ida, 10 em jogos de volta e 16 em jogos únicos. Dessas, marcou em quase metade delas (18). As informações são do portal UOL.

Entre as finais que disputou, Neymar marcou gols pela Copa das Confederações e Superclássico das América (com a seleção brasileira); Paulista, Copa do Brasil, LIbertadores e Recopa Sul-Americana (Santos); Liga dos Campeões, Copa do Rei e Supercopa Espanhola (Barcelona); e Copa da França (PSG). No próximo dia 31, terá a chance de marcar ainda na final da Copa da Liga Francesa contra o Lyon.

São jogos inesquecíveis. Quem não se lembra da decisão contra a Espanha na Copa das Confederações, no Maracanã, em 2013? O torcedor santista também há de recordar o gol contra o Peñarol na decisão da Libertadores de 2011, em duelo disputado no Pacaembu.

Todos esses números colocam Neymar em outro pedestal, afiram críticos estrangeiros. Para eles, o brasileiro tem mostrado rendimento que o coloca novamente entre os melhores do mundo.

Outro fator que pode beneficiar Neymar é o fato de Messi e Cristiano Ronaldo estarem em final de carreira e com idade avançada. Se o camisa 10 do PSG tiver foco e cabeça no lugar, o caminho está escrito para chegar lá.

Veja também

Protocolos de higiene são desrespeitados em volta de atividades esportivas no Recife
Coronavírus

Protocolos de higiene são desrespeitados em volta de atividades esportivas no Recife

Polícia prende mais de 150 pessoas em Paris após derrota do PSG
Futebol

Polícia prende mais de 150 pessoas em Paris após derrota do PSG