No Dia da Mulher, delegacia promove ações de saúde e cidadania

Evento busca aproximar mulheres da delegacia, segundo Gleide Ângelo

Ação da Delegacia da MulherAção da Delegacia da Mulher - Foto: Thaynna Mendes/Folha de Pernambuco

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), ações de cidadania e beleza foram ofertadas no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. O evento “Mulher, Conheça a sua Delegacia da Mulher”, que ocorreu das 6h30 às 13h, é uma parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Departamento de Polícia da Mulher (Dpmul).

A ação, realizada na rua do Pombal, ao lado da Delegacia da Mulher de Santo Amaro, animou as mulheres que receberam serviços gratuitos de design de sobrancelha, maquiagem e corte de cabelo. A delegada Gleide Ângelo, titular do Dpmul, enfatiza que o evento é para aproximar as mulheres da delegacia. As delegadas, agentes e escrivães do Dpmul conversaram, orientaram e mostraram como trabalho é feito nas delegacias especializadas no atendimento à mulher. 

"Queremos dizer que as mulheres não precisam ter medo de procurar a polícia. Nós acreditamos nelas, estamos no mesmo lado dessa batalha e dispostas a investigar cada caso que chegar às delegacias", afirmou Gleide Ângelo. Além dos serviços de beleza, o encontro oferece aferição de pressão arterial, orientação para prevenção do câncer do colo do útero, exames de glicemia, orientação jurídica e oficinas de boneca abayomi (símbolo de resistência, tradição e poder feminino) e turbante.

A professora de curso de cabeleireiro do Senac Gilvete Rafael reforça a diversificação da ação, que não oferece apenas cortes de cabelo. "Também temos design de sobrancelha e limpeza de pele. As mulheres estão recebendo de maneira positiva e, além dos serviços, elas ganham brindes com shampoo, condicionador e itens para manutenção", detalhou.

Leia também:
Doença renal atinge 195 milhões de mulheres no mundo
Professoras lideram o ranking das ocupações femininas


A artesã Sílvia Brandão, de 52 anos, falou sobre o evento. "Sempre participo das ações do Sesc, da Academia de Cidade que frequento. Vim fazer a sobrancelha e estou muito feliz com esse serviço", disse. O evento teve participação especial das cantoras Cristina Amaral, Irah Caldeira, Nádia Maia, além das Mulheres Motociclistas, Orquestra 100% Mulher e Maracatu Estrela da Sedução.

Veja também

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte
internacional

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19
boletim

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19