A-A+

Imunização

Recife é a capital no Nordeste com maior parte da população com primeira dose contra Covid-19

Na capital pernambucana tem, atualmente, 78,5% da sua população recebeu a primeira dose

VacinaçãoVacinação - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Proporcionalmente, o Recife é a capital da região Nordeste com maior população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na capital pernambucana, 78,5% da população (equivalente a 1,3 milhão de pessoas) iniciou o esquema vacinal.

A pesquisa que identificou o feito é da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, a quantidade se refere a pessoas que tomaram tanto doses únicas quanto primeiras doses. Os números analisados levam em consideração a população total da cidade, não só a população adulta.

O município possui 1.653.128 habitantes e está na frente de cidades como Fortaleza (78,2%), São Luís (75%) e Salvador (64,9%). Além disso, a capital ainda ocupa o segundo lugar quando o assunto é segunda dose – 39,3% com 649.095 doses aplicadas, ficando atrás apenas de São Luís (46,7%). 

Como os dados da Prefeitura do Recife não são repassados em tempo real para o Ministério da Saúde, as informações que constam no sistema do Conecta Recife (criado para gerenciar a vacinação contra a Covid-19 na cidade) são ainda maiores. Esses números mostram que a capital pernambucana já aplicou 1.308.583 de primeiras doses ou doses únicas.

Na plataforma, o percentual de pessoas adultas que receberam ao menos uma dose da vacina é de 99,16%. O total de pessoas com o esquema vacinal completo no Recife, de acordo com os dados do Conecta Recife, contabilizando também doses únicas, é de 42,50% da população (equivalente a 704.134 pessoas).
 


Atualmente, o Recife está vacinando adolescentes a partir de 12 anos, além de todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, a cidade também está aplicando a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas.

Veja também

Grávida, noiva dirige até o próprio casamento após rejeições de corridas por aplicativo
Independência

Grávida, noiva dirige até o próprio casamento após rejeições de corridas por aplicativo

Marrocos apreende carregamento de cocaína procedente do Brasil
Tráfico de Drogas

Marrocos apreende carregamento de cocaína procedente do Brasil