Coronavírus

Noronha envia 40 amostras para investigação da Covid-19

As amostras são de passageiros que desembarcaram na ilha no último sábado (27)

Amostras para teste do coronavírusAmostras para teste do coronavírus - Foto: John Moore/Getty Images/AFP

A administração da Ilha de Fernando de Noronha informou, nessa terça-feira (30), que encaminhou ao Recife 40 amostras de moradores que desembarcaram no aeroporto Wilson Campos, no último sábado (27). Os passageiros passam a ser casos em investigação na ilha e estão em isolamento.

Os servidores que estavam no voo também realizaram testes e aguardam o resultado. No momento, Noronha tem um paciente confirmado da Covid-19, identificado durante o estudo epidemiológico realizado na ilha. Ao todo, Fernando de Noronha registrou 70 casos do novo coronavírus, 42 deles foram identificados pela pesquisa.

Outro voo deve chegar à ilha no próximo sábado (4). As viagens aéreas em Noronha voltaram a ocorrer semanalmente, mas apenas servidores e moradores podem desembarcar. Para garantir o desembarque, é preciso fazer um cadastro na Assistência Social do arquipélago. Até o momento 416 pessoas foram cadastradas. Os números para os moradores entrarem em contato com a assistência social são: (81) 99488 3167 / 9 8494 0311 / 9 8494 0307 / 9 9488 3165 / 9 9488 4367 / 9 9488 4367.

A administração organiza os grupos para cada voo de acordo com as prioridades e entra em contato informando a data do retorno de cada um. Antes do embarque, o passageiro deve apresentar exame com resultado negativo para Covid-19, realizado na semana da viagem. Na chegada à Noronha, moradores e servidores ficam isolados até que saia o resultado de um segundo exame, realizado na ilha. 

O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o último dia 25/05.  São permitidas atividades físicas e náuticas, individuais, e prática de esportes com grupos de no máximo 4 pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de dois metros entre elas. A realização de atividades de comércio, a venda ou consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de guarda-sóis e toldos segue proibido. A administração de Noronha reforça a importância de ser mantido o isolamento social e o uso obrigatório de máscaras. 

Veja também

Pernambuco prorroga suspensão de aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Educação

Pernambuco prorroga suspensão de aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Damares defende cadeia para Robinho por condenação em caso de violência sexual
robinho

Damares defende cadeia para Robinho por condenação em caso de violência sexual