Notícias

Noruega lança aplicativo para rastrear o coronavírus

Desenvolvido de maneira local, o aplicativo Smittestopp ("Pare a infecção") pretende dar às autoridades de saúde um melhor conhecimento da epidemia

Aplicativo monitora a propagação do vírusAplicativo monitora a propagação do vírus - Foto: HEIKO JUNGE / NTB SCANPIX / AFP

A Noruega, um dos primeiros países da Europa a flexibilizar as medidas de confinamento, lançou um novo aplicativo de rastreamento em smartphones para evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus.

Desenvolvido de maneira local, o aplicativo Smittestopp ("Pare a infecção") pretende dar às autoridades de saúde um melhor conhecimento da epidemia e informar a cada usuário se esteve em contato com uma pessoa infectada.

Leia também:
Aplicativo para combater Covid-19 é criado na América Latina
Aplicativo do Recife registra quase 9 mil pacientes com sintomas gripais

"Para conseguir retornar a uma vida mais normal, com a infecção sob controle, todos devemos fazer nossa parte, por exemplo utilizando este aplicativo", afirmou a primeira-ministra Erna Solberg. "Se fracassarmos em manter o controle (da epidemia), teremos que endurecer as medidas", completou.

O aplicativo pode ser baixado de maneira voluntária. Ele enviará aos usuários uma mensagem para informar se estão por mais de 15 minutos a menos de dois metros de uma pessoa infectada, sem revelar sua identidade.

A Noruega registrava até quinta-feira 6.566 casos de COVID-19 e 130 mortes.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Eat Just produzirá carne artificial em grande escala com biorreatores gigantes
EUA

Eat Just produzirá carne artificial em grande escala com biorreatores gigantes

Chanceler ucraniano acusa Otan de 'não fazer nada' em relação à Rússia
Guerra na Ucrânia

Chanceler ucraniano acusa Otan de 'não fazer nada' em relação à Rússia