Geraldo Julio, prefeito do Recife
Geraldo Julio, prefeito do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife anunciou na manhã desta quinta-feira (9) a abertura de mais um hospital de campanha para auxiliar no combate a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Serão 38 leitos que vão funcionar na policlínica Arnaldo Marques, no bairro do Ibura. A nova Unidade Provisória de Isolamento (UPI) fica em uma estrutura anexa e é o terceiro hospital de campanha criado ela Prefeitura. Agora a cidade conta com 186 leitos abertos e que fazem parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

Os demais hospitais de campanha ficam na policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto e na policlínica e maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. Ao todo, a gestão municipal deve erguer um total de sete hospitais na cidade.

Em duas semanas, a Secretaria de Saúde do Recife montou uma UPI com 30 leitos de enfermaria na área do estacionamento da Policlínica Arnaldo Marques, onde também estão recepção e espaço para acolhimento dos pacientes. Na área interna da unidade de saúde, onde foram feitas readequações do espaço para a abertura de outros 8 leitos de enfermaria, além de dois consultórios médicos.

Leia também:
Bolsonaro e Mandetta discutem relação, fazem reunião 'tranquila' e conversam sobre leitos
Hospital em Olinda abre 20 novos leitos para Covid-19
PE tem 73% dos novos leitos de UTI para Covid-19 ocupados

Para isso, o atendimento ambulatorial foi suspenso e as salas de atendimento se transformaram em leitos de observação. Caso algum paciente tenha o quadro mais grave, ele será transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo.

Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o objetivo da ampliação dos leitos é o de salvar vidas e os recursos são feitos com recursos próprios da gestão. “Esses investimentos são com recursos exclusivos, já colocamos R$ 186 milhões para conseguir fazer esses investimentos. Já contratamos profissionais, compramos equipamentos para equipar os hospitais, estamos trabalhando para salvar vidas”, disse.

O secretário de saúde, Jailson Correia, destaca que a policlínica já estará em operação hoje de tarde. “Essa estrutura fica anexa, terá uma porta de entrada diferente para que não tenha cruzamento de fluxo, não fiquem próximas de quem será atendido. Segregar o atendimento para quem tem síndromes respiratórias e de quem não tem”, destacou.

Na ocasião, o prefeito Geraldo Júlio destacou que essa será uma Páscoa diferente. “Essa será diferente, é importante que todos mantenham o isolamento social. Evitem encontrar familiares pessoalmente, façam isso por vídeo, por telefonema, mensagem, pensamento. Não vamos fazer aglomerações. Precisamos do Brasil inteiro ampliar o isolamento para salvar mais vidas. A Páscoa é um momento que a gente passa de um período de sofrimento para celebração, precisamos ficar em casa”, declarou.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: