Creche Vovó Arthur: mães apontam que há qualidade
Creche Vovó Arthur: mães apontam que há qualidadeFoto: Clemilson Campos

 

Dezembro e janeiro são dois meses de pesquisa e procura para os pais que querem matricular os filhos em escolas e creches municipais do Recife, que atualmente comportam 7,2 mil crianças até os 3 anos de idade. Aproveitando a época, o aplicativo Raio-x das Escolas lançou uma nova modalidade, desta vez só com informações sobre a infraestrutura - como a sala de aula, berçário - das creches da Prefeitura do Recife.

Diante de um universo de 51 creches e 28 creches-escolas na rede municipal, 76 locais foram visitados na pesquisa pelo menos duas vezes em quatro anos. A equipe responsável pelo projeto é a do vereador André Régis, que desenvolveu o sistema Raio-x das Creches.
As avaliações apontavam notas por categorias: sala de aula, berçário, banheiro, lazer, acessibilidade, materiais, alimentação, lavanderia e saúde. Nas conclusões, 29,4% das creches ficaram com nota entre 2.6 e 5.0 e o restante, 70.6%, pontuaram entre 5.1 e 7.5.

Segundo o ranking da pesquisa, cuja escala varia de 0 a 10, os índices são considerados ruim e regular, respectivamente. A creche com a maior nota foi a Irmã Dulce, no Espinheiro, com 6.74. Já a menor foi a Deus é Amor, nos Torrões, com 2.98. Nenhuma creche atingiu a nota mínima para a classificação mais positiva, de 7.6.
“Há dois dramas: o de quem colocou o filho na creche, mas o filho não tem o tratamento adequado por causa da infraestrutura, como calor excessivo em berçários, por exemplo.

Nós encontramos alguns com temperatura de até 33 graus. Por outro lado, o drama é maior para os pais que foram na creche e não conseguiram as vagas”, disse Régis.
A creche Vovô Arthur, nos Coelhos, foi escolhida por Marília Arruda, mãe de Isaque, 2, e Isabelly, 3. “A disputa por vaga aqui é acirrada, porque é uma creche de qualidade, não tenho nada a reclamar”, apontou.

As informações levantadas serão levadas ao MPPE, Promotoria de educação, Tribunal de Contas do Estado e da União, além da Câmara Municipal. De acordo com a Prefeitura do Recife, 2.112 das 7.662 vagas de matrículas para a Educação Infantil ainda estão disponíveis. A reserva pode ser feita até a sexta, no site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline. A secretaria de Educação informou que, nesta gestão, dez novas creches foram construídas.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: