Gláucia Maria Mollo
Gláucia Maria MolloFoto: Divulgação

Na próxima segunda (29), começa a segunda edição do Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leituras, no auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL). O objetivo do evento é dar formação continuada a bibliotecários, professores de biblioteca, mediadores de leitura e coordenadores para a implantação e dinamização de bibliotecas escolares. O primeiro encontro ocorre das 9h às 12h, e terá como palestrante a especialista em bibliotecas da Secretaria de Educação de Campinas (SP), Gláucia Mollo.

Nesta edição, o evento será realizando em seis encontros, durante seis meses (entre maio e novembro, com intervalo no mês de julho), sempre no auditório da APL. Este ano, as inscrições foram feitas mediante indicação das Secretarias de Educação Estadual e Municipal, que selecionaram professores de biblioteca de escolas das redes. Segundo Deborah Echeverria, diretora e editora da Cubzac, idealizadora do evento, tomou-se como critério de seleção a situação de cada instituição de ensino e a urgência de resgatar, consolidar e estimular o papel essencial desse espaço de estímulo à leitura. A formação desses profissionais é de extrema importância para que a biblioteca escolar exerça seu papel de maneira eficaz.

Encontros na Academia
1º Encontro – 29 de maio
Biblioteca escolar: direito inalienável
Palestrantes: Gláucia Mollo (especialista em bibliotecas - Secretaria de Educação de Campinas/SP)

2º Encontro – 29 de junho
A leitura pede espaço: dinamização e estrutura física da biblioteca escolar
Palestrante: Érica Verçosa (Assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Responsabilidade Social)

3º Encontro – 24 de agosto
Organização e diversificação do acervo
Palestrante: Cida Fernandez (Integrante do Programa Direito à leitura do Centro de Cultura Luiz Freire- CCLF e consultora do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Responsabilidade Social)

4º Encontro – 22 de setembro
Mediação de leitura, concepções e estratégias
Érica Verçosa (Assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Responsabilidade Social)

5º Encontro – 19 de outubro
Projetos de leitura integrados com a sala de aula
Palestrante: Ana Dourado (Especialista em Literatura infantil e juvenil e consultora em mediação de leitura nas redes públicas e privadas de educação)

6º Encontro – 23 de novembro
Palestrante: Luís Serguilha (escritor e ensaísta)
Apresentação de projetos (implantados por mediadores participantes dos encontros)
Coordenação de apresentação e análise: Ana Dourado, Cida Fernandez e Érica Verçosa.

Sobre os palestrantes e mediadores:

Gláucia Maria Mollo
Orientadora Pedagógica da Rede Municipal, com Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Biblioteconomia e Mestre em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Coordenadora das Bibliotecas Escolares da Rede Pública Municipal (de 1993-1997), Coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais (de 1996-2003) e Coordenadora do Comitê do Programa Nacional de Leitura (PROLER) do município de Campinas (de 1998-2005). Atualmente é responsável pelo Projeto Leitura em Movimento da Secretaria Municipal de Cultura (desde 2001), especialista que ministra cursos de Auxiliar de Biblioteca junto ao Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso (desde 2005) e é Votante da Fundação do Livro Infantil e Juvenil (desde 1999).

Ana Cristina Dubeux Dourado
Doutora em Literatura pela UFPE, mestre em História pela University of Essex, Inglaterra. Atua na formação em mediação de leitura, dinamização de bibliotecas e qualificação no uso de acervo. Foi assessora do Projeto Paralapracá, do Instituto C&A de Responsabilidade Social. Atuou como Secretária-Executiva de Alfabetização e Aprendizagem na Secretaria Municipal do Ipojuca (2014 e 2015) e como Coordenadora-Geral de Leitura no Ministério da Cultura, atuando na Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Cida Fernandez
Graduação em Biblioteconomia (UFPE). Atua no acompanhamento e implantação de bibliotecas comunitárias, públicas e escolares. Integra a equipe do Programa Direito à Leitura do Centro de Cultura Luiz Freire, onde responde pela consultoria ao Programa Prazer em Ler (Instituto C&A de Desenvolvimento Social). Coordena o projeto Mais Bibliotecas Públicas. Conselheira no Conselho Setorial do Livro, Leitura e Literatura (CSLLL).

Érica Verçosa
Especialista em literatura infantil. Assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A de Desenvolvimento Social), acompanhando bibliotecas comunitárias em vários municípios do Brasil. Coordenadora Pedagógica do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns - PE (FILIG). Coordenadora do projeto Coisas que se contam nas Olindas - Histórias e Música. Integrante do grupo Grão de Histórias.

Luís Felipe Serguilha
Nasceu em Portugal, é poeta e ensaísta. Autor de 14 obras de poesia e ensaio. Participou em encontros internacionais de arte e literatura. É o curador e o organizador do evento literário RAIAS-POÉTICAS: Afluentes IBERO-AFRO- AMERICANOS de ARTE e PENSAMENTO, realizado anualmente em Vila Nova de Famalicão (Portugal). Participou de várias mesas redondas em universidades brasileiras, bienais de arte e literatura, congressos literários e científicos.

SERVIÇO
II Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leituras
De: Maio a novembro de 2017
Abertura: 29 de maio, das 9h às 12h
LOCAL: Academia Pernambucana de Letras
MAIS INFORMAÇÕES: [email protected]

Gláucia Maria Mollo
Gláucia Maria MolloFoto: Divulgação
Erica Verçosa
Erica VerçosaFoto: Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: