Instagram da blogueira Dani Guedes
Instagram da blogueira Dani GuedesFoto: Cortesia/Whatsapp

A blogueira Dani Guedes, dona do perfil no Instagram @blogdaniguedes, teve a conta desativada na rede social na noite dessa quinta-feira (27). Criado há três anos, o perfil era usado para compartilhar dicas de emagrecimento e possuía 113 mil seguidores. A blogueira, que mora em Olinda, no Grande Recife, suspeita que usuários tenham denunciado a página como spam, o que vai contra os termos de uso da rede social.

Leia também
Google e Facebook cortam receitas publicitárias de páginas de notícias falsas


“Eu comprei um novo celular ontem (quinta) e ia fazer um vídeo ao vivo sobre o assunto, mas, quando eu fui iniciar a transmissão, a conta deslogou e apareceu um aviso dizendo que eu havia infringido as normas do Instagram”, conta a blogueira.

Para entender o ocorrido, Dani Guedes mandou e-mail para o Instagram, mas, o meio da tarde desta sexta (28), não houve retorno. Ela também entrou em contato com amigos que atuam na área de informática, que conseguiram falar com o Instagram por telefone. A rede social informou que o perfil foi desativado por denúncias de spam e que a previsão de retorno é de 7 dias.

De acordo com o item 11 dos Termos de Uso do Instagram, os usuários não podem “criar ou enviar e-mails, comentários e opções ‘curtir’ indesejados ou qualquer forma de comunicação comercial ou de assédio” – todas essas atitudes se classificam como spam.

A blogueira, no entanto, diz que não fez nada fora das regras. “Antes de a minha conta ser desativada, eu só havia postado uma foto durante o dia, meu perfil estava até parado”, afirma. Seguidoras da blogueira começaram uma campanha usando as hashtags #voltadaniguedes, #queremosblogdaniguedesdevolta e #liberadaniguedesinstagram pedindo a reativação da conta de Guedes.

Termos de Uso
O Instagram restringe o uso da rede social para maiores de 13 anos de idade e não permite a publicação de fotos que sugiram violência, nudez, nudez parcial, discriminação, atos ilegais, transgressões, ódio, pornografia ou sexo.

Publicações consideradas como spam também não são permitidas, assim como posts para difamar, perseguir, praticar bullying, praticar abuso, assediar, ameaçar, intimidar ou fingir ser pessoas ou entidades.

A rede social não se responsabiliza pelo conteúdo publicado, mas alerta que, se as normas forem violadas, o perfil do usuário pode ser encerrado.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: