Policiais que encontraram o recém nascido
Policiais que encontraram o recém nascidoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Algumas horas após resgatar o bebê em uma canaleta de esgoto no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, o cabo José Fernando, que encontrou e resgatou o recém-nascido, já falava para todo mundo que o nome provisório do menino é José. Emocionado com a situação, o policial militar não negava o laço afetivo criado com o bebê e falava, inclusive, em adotá-lo. "Confio na decisão do juiz, mas eu não ia deixar ele sem nome", disse.

Apesar da boa intenção do policial, ele precisará aguardar o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário definirem como ficará a situação do bebê, que por enquanto continua no Hospital Barão de Lucena. A diretora da unidade de saúde, Carla de Albuquerque Araújo, afirmou que o estado de saúde do bebê é estável, mas que ainda irá passar por um série de exames para testar doenças como aids e hepatite.

Leia também:
Bebê é encontrado por policiais em canaleta de esgoto no Recife


Vários cidadãos se sensibilizaram com a situação Algumas ligações de pessoas querendo adotá-lo foram recebidas, além de um senhor que passou por lá pessoalmente. Renata Amorim, 26 anos, foi uma das que se comoveram. "Eu tenho dois filhos, tinha algumas roupas e fraldas que não davam mais neles, vim trazer para ele", contou.

Os policiais que encontraram a criança estavam emocionados. O cabo José Fernando falou que, nos 26 anos que exerce a profissão, nunca tinha passado por algo parecido. "Eu tenho uma filha de 1 ano e 6 meses, quando estou de folga fico colado com ela. É muito difícil ver um bebê assim", disse o soldado Gustavo Augusto de Melo, que também participou do resgate.

Entenda o caso
O bebê foi encontrado no fim da noite desta quarta-feira (23), em uma canaleta de esgoto no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife. Os policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) chegaram em um beco na rua Tota Ventura, na comunidade Roda de Fogo, um pouco depois das 21h, para checar uma de denúncia de assalto e ouviram um choro de bebê. Ao olhar na canaleta, encontraram o recém-nascido enrolado em um lençol e dentro de duas sacolas plásticas, ainda com cordão umbilical e com resquícios de parto.

Policiais que encontraram o recém nascido
Policiais que encontraram o recém nascidoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Local aonde o bebê foi resgatado pelos policiais militares
Local aonde o bebê foi resgatado pelos policiais militaresFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
O cabo Domingues e o soldado Augusto Melo retiraram o bebê do canal, fizeram a limpeza e prestaram os primeiros socorros
O cabo Domingues e o soldado Augusto Melo retiraram o bebê do canal, fizeram a limpeza e prestaram os primeiros socorrosFoto: Cortesia/WhatsApp FolhaPE

veja também

comentários

comece o dia bem informado: