Hannah, Jonas e o professor comemoraram o segundo lugar
Hannah, Jonas e o professor comemoraram o segundo lugarFoto: Divulgação/OBR

Uma dupla de alunos recifenses de 12 anos ganhou, em Curitiba, capital do Paraná, o segundo lugar em uma das categorias das Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR). Jonas Raphael e Hannah Liz, alunos da escola particular Pequenos Passos, da Capital, apresentados no Folha Ajuda de 14 de setembro, foram selecionados para a etapa nacional da competição após conseguir o segundo lugar geral no campeonato estadual de robótica.

A nacional aconteceu entre os dias 7 e 10 de novembro. Os pais das crianças contaram com a ajuda de uma vaquinha virtual para poder acompanhar os estudantes na competição, uma vez que as despesas de deslocamento dos alunos foram custeadas pela direção da unidade de ensino. Junto com o professor Paulo Carneiro, Hannah programou e Jonas montou o robô, o que levou três meses de trabalho. Para a OBR, eles construíram um robô do tipo “resgate”, que pode atuar em ambientes hostis.

Leia também: 
Folha Ajuda a matar a Fome; Ajude você também
Equipes recifenses participam de Olimpíada de Robótica no Paraná


Os garotos ganharam medalhas e troféu pele segundo lugar. Mas agora a Equipe EPP Rocket, como foram nomeados, quer mais. “Eles ficaram bem felizes mesmo e já estão correndo atrás para participar de novo no ano que vem”, contou Elizabeth Melo, mãe de Hannah, que os acompanhou até Curitiba. “A meta agora é chegar no mundial”.

A mãe ainda se disse grata pela contribuição de todos para a vaquinha. “A gente agradece muito a vocês por ter ajudado logo no início”, afirma, e reforça que toda a ajuda recebida foi importante. “Os meninos fizeram jus à oportunidade e correram atrás para mostrar um bom desempenho”, diz.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: