A festa do morro segue até 8 de dezembro, data que homenageia a santa
A festa do morro segue até 8 de dezembro, data que homenageia a santaFoto: Gustavo gloria

O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição já iniciou os preparativos para receber os milhares de fiéis no próximo dia 29. A festa do morro segue até 8 de dezembro, data que homenageia a santa. A maior festa religiosa de Pernambuco acontece há 113 anos e reúne devotos de todo o Estado, que esperam alcançar graças. Em 2016, 1,5 milhão de pessoas visitaram o santuário. Para este ano, a estimativa é que 1,7 milhão de fiéis rendam homenagens durante os dez dias de celebração. O mutirão “Mais Vida Nos Morros” pintará de azul e branco, cores da santa, cerca de 600 casas até o início das cerimônias.

O pároco padre Renato Azevedo de Oliveira afirmou que o ritmo da festa é respeitado, porém no ano passado houve algumas mudanças, como a retirada da missa da noite para celebrar uma novena solene diurna. “Estamos em comunhão com a Igreja no ano mariano, que terminou em outubro, mas vamos estender isso até a festa da Nossa Senhora da Conceição”, contou. O reitor do santuário, padre José Ulysses da Silva, destacou a importância de acolher bem os milhares de peregrinos que participam do evento. “Esse desejo de acolher bem é para que eles possam ter uma experiência positiva, subindo e descendo o morro, levando esperança para casa e principalmente para que eles possam celebrar sua fé junto com milhares de pessoas”, disse o reitor.

A advogada Marisa Mendonça, 42 anos, estava nos pés da imagem pensativa e emocionada. “Eu gosto de vir quando está perto da época festiva, entre novembro e dezembro, para poder render graças e ter um momento de paz com ela. É uma festa popular e religiosa muito importante”, afirmou a advogada. Moradora do Morro há 42 anos, Maria José da Silva, 90, desde quando chegou ao bairro frequenta e trabalha na Igreja. Maria José acompanhou toda a evolução do santuário, e lembrou que quando chegou ao morro, o lugar era apenas uma pequena capela.

“Acompanho a festa de Nossa Senhora desde que cheguei aqui, mas no início não era assim com toda visibilidade”, lembrou.

A Prefeitura do Recife juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Habitação e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, realizam a ação “Mais Vidas Nos Morros”, que é um projeto modelo de gestão pública colaborativa, cidadania e desenvolvimento sustentável para as áreas do morro da cidade. O Secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, destacou que cerca de duzentas casas do Morro da Conceição já foram beneficiadas pelo projeto. A casa de Dona Maria Alves de Arruda, 101 anos, está com as cores da santa e ela demonstrou felicidade.

“Minha casa foi pintada há 15 dias. Gostei demais, achei linda. Ela estava suja antes, e agora está com as cores de Nossa Senhora, que eu sou devota e alcanço muitas graças”.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: