Ações contra a violação de direitos será foco no São João de Caruaru
Ações contra a violação de direitos será foco no São João de CaruaruFoto: Arnaldo Félix / Divulgação

No São João de Caruaru deste ano, estão programadas várias ações voltadas à inclusão e garantia de direitos. As pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida terão à disposição o Camarote da Acessibilidade no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

"Também teremos interprete de libras nos principais shows, favorecendo as pessoas surdas à compreensão das músicas e garantindo integração delas nessa grande festa cultural. Há também rotas acessíveis em volta do Pátio para facilitar o acesso com o estacionamento. Isso facilitará o embarque e desembarque das pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Abrimos um edital para que instituições de pessoas com deficiência possam participar da grade de apresentação de quadrilha e banda de pífano", comentou a coordenadora de Promoção das Pessoas com Deficiência, Rosimery Silva.

Leia também:
Caruaru lança aplicativo para o São João 2018
Caruaru mantém abertura do São João sem alterações

Já nos principais polos de animação haverá equipes de abordagem social, que estarão realizando a distribuição de panfletos informativos, adesivos e fixação de cartazes junto a comerciantes e ambulantes, com a divulgação dos canais de denúncia (Disque 100 e Disque Denúncia Agreste), e orientando quanto à proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Os profissionais envolvidos nas atividades contarão com a participação do Conselho Tutelar em todas as abordagens que serão voltadas também para taxistas, mototaxistas, e transporte alternativo.

As equipes percorrerão locais como o Parque de Eventos, Parque 18 de maio, comércio (formal e informal), Alto do Moura, Estação Ferroviária, Polo Azulão, polos rurais, assim como nas festas das comidas gigantes. As ações também preveem o pré-cadastramento de crianças e adolescentes identificadas em situação de violação de direitos, com distribuição de pulseiras de identificação para os pequenos, facilitando a identificação em caso de perdas pelos pais.

O Espaço de Proteção será mantido no Pátio de Eventos e no Alto do Moura, para onde serão levados os casos identificados, que serão posteriormente encaminhados para a rede de proteção, como CRAS ou CREAS, quando necessário.

   Calendário

A 19ª Edição do Arraial do Idoso, no Polo das Quadrilhas, que será realizado no dia nove de junho, a partir das 14h. No dia de São João, em 24 de junho, será realizada a Fogueira de Sàngò, evento religioso de tradição e respeito à diversidade das religiões de matriz africana, que marca, pela segunda vez, os festejos juninos da cidade.

Já em 28 de junho, quando se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), será realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento intitulado de ‘Intervenção Cultural LGBT no São João de Caruaru’.

Nesta edição, a festa será realizada no Polo Camarão, a partir das 20h30, e contará com falas de movimentos sociais e apresentações artísticas de Marcos Mercury, Banda As Fulô, Edmilson do Pífano e Toinho do Baião.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: