Praia do Pina, na Zona Sul do Recife
Praia do Pina, na Zona Sul do RecifeFoto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

Na Austrália e na Flórida, em períodos chuvosos, turbidez da água do mar e maré alta, praias são interditadas para banho. O senhor acha que essa experiência poderia ser adotada em Pernambuco?
O fechamento das praias em Pernambuco não daria certo, até por uma questão cultural. Aqui, a praia é opção de lazer barata e é frequentada por todas as classes sociais. O correto a ser feito é a intensificação da sinalização nas áreas de maior risco, com a colocação de mais bandeiras próximas umas às outras, e um trabalho mais incisivo de orientação dos guardas-vidas para que as pessoas não entrem na água quando tiver uma soma de fatores que contribuam para incidentes.

Leia também:
UFRPE estuda hábitos dos tubarões
Quatro pontos da orla da RMR terão mais salva-vidas e orientação para evitar ataque de tubarão


Por que os incidentes estão aumentando? Faltam alimentos?
Não é problema de falta de alimento. É sabido que existe um desequilíbrio ecológico na região costeira e o reflexo disso é o adensamento populacional, que causa maior lançamento de esgoto no mar. Há também o aterro de manguezais para a construção de casas e portos, como é o caso do Complexo de Suape. A carne humana nunca fez parte da cadeia alimentar deles, mas a intervenção humana na natureza tem contribuído para uma maior interação entre as pessoas e os tubarões.

O Estado já cogitou a instalação de telas protetoras no mar, mas recuou ao perceber que outros animais marinhos iriam ficar aprisionados. O senhor aponta alguma iniciativa mais eficaz para evitar os incidentes?

O respeito às orientações das placas e dos guarda-vidas é a única arma para evitar ser vítima. Pensar em “soluções” que interfiram diretamente no habitat dos tubarões não é o correto. Está na hora de as pessoas se verem como parte do meio (ambiente) e não como seres que podem intervir no meio. Mas, infelizmente, o mal do ser humano é a arrogância. Não somos seres pensantes.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: