Área do projeto Novo Recife
Área do projeto Novo RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife autorizou, na manhã desta segunda-feira (25), a demolição de galpões para a construção do projeto Novo Recife, no Cais José Estelita. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, atendeu o pedido feito pela Construtora Moura Dubeux e retirou a suspensão da demolição, que havia sido dada por ele há cinco anos. O trabalho começa nesta segunda (25) no local.

"Todas as etapas foram cumpridas, tanto jurídicas quanto de preservação, e não havia mais motivo para ser suspenso", afirmou o secretário, explicando que, de 2014 para cá, o projeto passou por melhorias, com determinação de várias ações mitigadoras, e que 65% da área serão de uso comum, "ocupadas por parques e vias públicas". A solicitação da retirada da suspensão de demolição havia sido feita semana passada pela construtora.

Segundo o secretário, a demolição autorizada é a dos galpões e imóveis mais próximos ao viaduto do Cabanga e que aqueles localizados perto do Viaduto das Cinco Pontas, no bairro de São José, não serão atingidos. "Eles fazem parte da parte preservada", explicou o secretário. Braga informou, no entanto, que a autorização dada nesta segunda se refere apenas à demolição e que outra autorização para a construção do projeto será necessária.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: