Cemitério de Santo Amaro
Cemitério de Santo AmaroFoto: Inaldo Lins/divulgação/PCR

A uma semana do Dia dos Finados, gerentes e funcionários administrativos da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) passarão, nesta sexta-feira (25), por uma capacitação sobre o luto. A capacitação visa a possibilitar a quem atua nos cemitérios públicos da capital pernambucana entender melhor o processo de luto e compreender os sentimentos de quem perdeu uma pessoa.

“Tratar com atendimento, qualquer que seja a função, exige sempre atenção e respeito ao público. Numa situação específica, como é a da pessoa enlutada, exige-se mais ainda. Esta capacitação presta-se exatamente a isso: preparar para melhor atender”, comenta o gerente geral de Prestação de Contas e Necrópoles da Emlurb, Tarcizo Leite de Vasconcelos.

A capacitação será feita pela psicóloga do luto Beatriz Mendes, do Grupo Vila, do localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Segundo ela, os gerentes e demais lideranças dos cemitérios públicos do Recife precisam entender que eles não estão lidando com um público com demandas específicas geradas por um momento de crise, que é o luto. “Nesse processo, existem manifestações que as pessoas não compreendem, como raiva e agressividade e que muitas vezes pode ser vistas como um sinal de desrespeito e má educação”, esclarece.

O Recife possui cinco cemitérios públicos: Santo Amaro, Parque das Flores, Tejipió, Várzea e Casa Amarela. Compete à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) a administração, manutenção, limpeza, varrição e outros serviços nas áreas comuns, sendo de responsabilidade das famílias a manutenção e limpeza dos túmulos e jazigos. A Emlurb também faz controle e acompanha diariamente as reservas de áreas disponíveis para sepultamento, venda de ossários e jazigos pertencentes à Prefeitura do Recife.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: