Aplicativo de manobra da Compesa
Aplicativo de manobra da CompesaFoto: Divulgação/ Compesa

Para monitorar mais de perto as ações das "manobras", que são as aberturas e fechamentos dos registros de passagem de água para as residências, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) desenvolveu um aplicativo para acompanhar melhor o trabalho dos manobreiros, responsáveis por esses afazeres. Para garantir a chegada da água às torneiras, o aplicativo funcionará como uma espécie de diário para os 113 funcionários que executam esse tipo de operação na Região Metropolitana do Recife.

O aplicativo começou a ser usado pela Compesa nas manobras de abastecimento do município de Goiana, no segundo semestre de 2019. Desenvolvido pelos colaboradores, a fim de ser utilizado como uma ferramenta de trabalho interno. A ideia é acompanhar o passo a passo das atividades, na intenção de preencher as lacunas de tempo existentes entre o horário de abastecimento previsto no calendário e o horário real de chegada da água para os moradores.

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O controle funciona a partir do Centro de Controle Operacional-CCO, que fica no bairro do Curado, e possui monitores que controlam toda a rede de distribuição da Região Metropolitana. Na prática, o manobreiro com o smartphone receberá um comando da gerência da área em tempo real. Dados como data, horário e nome do funcionário responsável pela atividade entram automaticamente no sistema.

A cada mês, os relatórios extraídos do aplicativo serão confrontados com o calendário de abastecimento das áreas, o que significa que será possível identificar as intercorrências mais frequentes que geram atrasos nos horários de início e fim dos ciclos, como explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

"Aqui em Recife vai ser implantado na gerência leste, que pega alguns dos principais bairros da cidade. É preciso ainda fazer um estudo das manobras nos pontos de distribuições", diz o diretor Técnico de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo. Segundo ele, a previsão a implementação em Recife é de acontecer ainda nesse primeiro semestre do ano. O manejo do controle das águas também ficou mais tranquilo, segundo o diretor, o aplicativo é bem simples e interativo.

Antes, o controle era feito de forma estática, por meio de papéis e planilhas que os próprios funcionários preenchiam. "Era tudo muito burocrático e lento. Agora, ficou mais ágil e mais confiável. Os funcionários recebem as demandas pelo celular com todas as instruções, de por exemplo, quantas voltas ele vai ter que dar a volta no registro de determinado cano e também, de que que horas que essa operação tem que ser fita", finalizou o diretor.

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