Sintomas do sarampo
Sintomas do sarampoFoto: divulgação

Aumentou para 22 o número de casos de sarampo em Pernambuco. Os municípios de Toritama e Bezerro entraram para a lista dos lugares que têm casos da doença confirmados, entre eles: Recife, Caruaru, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelino, Santa Cruz do Capibaribe e Vertentes.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), desde a primeira notificação de suspeita realiza, em parceria com os municípios, ações de vigilância para fazer a investigação e bloqueio de casos. A SES-PE afirma que o Estado está abastecido com a vacina tríplice viral e, entre os meses de agosto de setembro, foram aplicadas 230.877 doses da vacina, um aumento de 21% em comparação aos 7 primeiros meses do ano, que registrou 190.228 doses.

Graças a força-tarefa na vacinação, com ações de vigilância e “Dias D”, convocando a população para comparecer aos postos de saúde, foi atingida uma cobertura vacinal de 95,8% da tríplice viral do público com um ano.

Leia também:
Brasil registra 4.507 casos confirmados de sarampo
Ministério da Saúde registra 570 novos casos de sarampo no Brasil
Sarampo pode afetar os olhos 

“Precisamos lembrar aos pais e responsáveis que, após três meses da primeira vacinação, é indispensável levar as crianças com um ano para receber a segunda dose, deixando-as, assim, devidamente protegida contra o sarampo. Além disso, ratificamos a importância da dose zero para o público entre 6 meses e 11 meses, que precisa, a partir dos 12 meses, seguir normalmente o calendário básico”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
 

Perfil dos casos confirmados:
Recife (3)
3 casos (sexo feminino de 16 e 19 anos, sexo masculino de 26 anos)

Caruaru (6)
6 casos (sexo masculino de 17, 18, 22, 25 e 30 anos; sexo feminino de 17 anos)

Taquaritinga do Norte (8)
8 casos (sexo masculino de 6 meses, de 7 meses – óbito –, de 10 meses, 18 anos, 20 anos e 31 anos; e sexo feminino de 10 meses e 17 anos)

Frei Miguelinho (1)
1 caso (sexo masculino de 21 anos)

Santa Cruz do Capibaribe (1)
1 caso (sexo masculino de 17 anos)

Vertentes (1)
1 caso (sexo masculino de 20 anos)

Bezerros (1)
1 caso (sexo masculino de 16 anos)

Toritama (1)
1 caso (sexo feminino de 15 anos)

veja também

comentários

comece o dia bem informado: