Grupo Pegadas da Areia
Grupo Pegadas da AreiaFoto: divulgação

 

Neste domingo (21), a partir das 9h, uma brigada de voluntários do meio ambiente se reunirá na praia do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, para coletar lixo e educar a população. 
A iniciativa, cuja concentração é na praia, diante do Shopping Norte, é a primeira ação prática do grupo Pegadas do Mar, formado por entusiastas da luta ambiental de Pernambuco. “O primeiro impacto que causamos é o visual. As pessoas percebem que há algo de importante na questão de jogar lixo na praia quando veem pessoas saírem de casa para ficar sob sol pleno coletando os resíduos, em vez de estar se divertindo na praia”, analisa a técnica em meio ambiente Eloísa Tavares, fundadora do grupo.
Segundo Eloísa, outros trabalhos semelhantes já foram feitos de maneira espontânea, com os amigos de curso. “Quando a gente se forma, pensa em como pode ajudar na prática. Isso foi há mais de três anos. Começamos aos poucos fazendo esse voluntariado e, agora, percebemos que precisávamos nos organizar mais. Criamos o instagram @pegadasnomar para nos comunicar e ensinar ao público sobre a questão ambiental, nos padronizamos e estamos dando início à primeira ação.”
Vinte e dois voluntários fazem parte do Pegadas da Areia. Mas qualquer pessoa interessada em participar de uma ação pode entrar em contato com Eloísa pelo instagram ou pelo número (81) 98677.8381. Quem se interessa recebe instruções sobre proteção para coletar o lixo.

Leia também:
Mais de 2,5 toneladas de lixo são recolhidas por voluntários no Recife
Voluntários unidos em prol do Capibaribe

Eloísa afirma que a maioria das pessoas se dispõe a escutar o que eles têm a dizer. “Mesmo assim, não querem perder muito tempo porque estão no momento de lazer. Por isso, somos muito breves, mas não deixamos de falar. Não adianta ir coletar lixo e não deixar um recado para aquela população, que sujará tudo de novo.”

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: