Irmãs Laisa e Lais Araújo fazem parte do movimento 'Xô Plástico'
Irmãs Laisa e Lais Araújo fazem parte do movimento 'Xô Plástico'Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

O lixo gerado em municípios do interior pernambucano e bairros da Zona Oeste do Recife, locais cortados pelo rio Capibaribe, chega até os manguezais de áreas como as margens da rua da Aurora, no Centro da Capital. Ali, os caranguejos e demais espécies nativas coexistem com resíduos nada naturais. Quando a maré está baixa, saltam aos olhos o volume de copos descartáveis, brinquedos, produtos do vestuário e até uma bota ortopédica.

Fundado há um ano pelas gêmeas Laís e Laísa Araújo, de 22 anos, o movimento de preservação ambiental Xô Plástico realiza mensalmente mutirões de limpeza nestes pontos de mangue da cidade. “Cerca de 800 quilos de lixo são retirados a cada atividade. Quase uma tonelada. A gente se sentia inquieta em ver tantos resíduos sufocando os manguezais e poluindo os rios. Nosso objetivo é retirar esse resíduo e dar um destino correto para ele”, aponta Laís.

Neste sábado (21), às 13h30, o movimento realizará mais uma ação de limpeza em um ponto de manguezal da Aurora, em frente ao Tribunal de Contas do Estado. A atividade integra a programação do Dia Mundial da Limpeza, que contará com iniciativas semelhantes em todo o mundo. Ao todo, 12 grupos integram o mutirão e é estimado que 200 voluntários se envolvam. Interessados podem comparecer ao local, mas também podem se inscrever através do site www.diamundialdalimpeza.com.br.

Leia também:
Acúmulo de lixo forma 'ponte' no rio Jaboatão, no Grande Recife
Lixo transborda de canais na Região Metropolitana do Recife

No Recife, outros mutirões serão realizados também pelos grupos de escoteiros BP Choque e Chico Science na Praça do Derby, com concentração às 8h; e pelo movimento Pernambuco Sem Lixo, às 14h, na beira mar da avenida Boa Viagem, em frente ao edifício Lido, nº 3020. Com inscrição prévia, os participantes recebem um certificado de 40 horas/aula. O material coletado estará disponível para catadores interessados em fazer uma triagem e, posteriormente, descartado pela Emlurb.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: