Passe Livre
Passe LivreFoto: Divulgação/ Grande Recife Consórcio

Parentes de alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco entraram em contato com o portal FolhaPE esta quarta (7), por meio das redes sociais, para denunciar que o Governo do Estado não tem abastecido o Vem Passe Livre, cartão que garante passagem gratuita. A situação, segundo os denunciantes, começou ainda no final do mês de maio. A reportagem procurou a Secretaria de Educação, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.

Estudante do 2º ano do Ensino médio da Escola de Referência Silvia Jardim, na Zona Norte do Recife, Tarciano Alexandre dos Santos está sem receber os créditos no cartão desde o fim de maio. O benefício estaria suspenso até o retorno das férias, em agosto, segundo informação que o rapaz recebeu no Consórcio Grande Recife, que gere as linhas da trasporte urbano na capital e na cidade de Olinda.

"Ele precisa de dois vales B, um para ir e um para voltar, já que moramos em Itapissuma", comentou a irmã de Alexandre, Sheylla Gabriela. Ainda segundo ela, vários estudantes foram ao Grande Recife saber o porquê de os créditos não estarem disponíveis. "Ele está em período de provas, não poderia faltar", completou.

Um mãe, que não quis ser identificada, informou que o cartão do seu filho, que tem oito anos, também não é carregado desde maio. A criança mora na Várzea, Zona Oeste do Recife, e estuda na escola estadual Governador Barbosa Lima, no Derby, na área central do município.

Ela diz que não conseguiu nem carregar por conta própria o bilhete eletrônico do filho, porque a carteira de estudante dele só chegou na terça passada (6), e o documento é necessário para colocar os créditos. A mãe afirma que está carregando o Vem Comum, modalidade cujo o valor da tarifa não tem desconto, para que ele não perca aula.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: