Ciclovia Graça Araújo, na avenida Mário Melo
Ciclovia Graça Araújo, na avenida Mário MeloFoto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

Dando gás e estimulando os ciclistas e população no geral a utilizarem um transporte alternativo, a ciclovia Graça Araújo, localizada na avenida Mário Melo, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, será inaugurada, oficialmente, às 10h deste domingo (18). Antes de ser inaugurada, a via já vem sendo utilizada pelos moradores e turistas que passeiam pelo Recife - seja no fim de semana ou dia útil.

 A ciclovia - com 2,8 quilômetros de extensão -, se inicia na Rua dos Palmares, segue até a Rua da Aurora, se interliga com a Camilo Simões e chega para complementar a malha cicloviária do Grande Recife. Com a inauguração, a malha cicloviária chega a 84,5 quilômetros de estrutura. Ela faz homenagem à jornalista pernambucana Graça Araújo, que morreu em setembro do ano passado. 

Os moradores do Recife se sentem agraciados com a nova estrutura. Um bom exemplo disso é o caso do desenvolvedor de softwares que utiliza do meio como um transporte para chegar ao trabalho. “A implantação dessa via importante, sim. Isso porque no trânsito do Recife, de uma forma geral, é um perigo ser ciclista. Porque os motoristas, não acostumados, acabam não respeitando o ‘espaço’ dos ciclistas. E com essa modalidade instalada, em um espaço único, a gente acaba não precisando se preocupar muito. Até porque o local conta com uma sinalização própria”, ressalta Pedro Cavalcanti, 25.

Leia também:
Ciclovia Jornalista Graça Araújo será inaugurada próximo domingo
Pesquisa vê melhoria na estrutura cicloviária da RMR
Ciclofaixa recifense completa seis anos com novidades

“Essa ciclovia vai fazer parte de um projeto de expansão da malha cicloviária faz parte da gestão de Geraldo Julio. Desde o início dela [a gestão], ele vem investindo fortemente nesse tipo de transporte. No começo de sua gestão, tínhamos apenas 24km. Atualmente, contamos com mais de 80 quilômetros”, ressalta a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), Tatiana Ferreira.

Para o representante da a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), Daniel Valença, essa decisão de incrementar o modal é bastante positiva. “Os moradores poderão trafegar pelo Recife de forma mais segura com um espaço só para eles. O que chega a ser bastante significativo para os moradores e turistas que passam pela localidade. Ainda há muito o que fazer, isso é óbvio. Mas, o que está sendo feito - toda essa implantação - é bastante boa. Ela é localizada em um plano central do Plano Diretor do Recife”, ressalta.

No calendário oficial, o dia do ciclista é comemorado na segunda-feira (19) e é baseado na comemoração que os representantes da Ameciclo farão uma espécie de inauguração homenageada.

Durante o evento da segunda, os técnicos da associação estarão fazendo uma contagem de ciclistas que passam pela localidade e uma espécie de café da manhã, além do corte da faixa - feita por eles - e um contador oficial de ciclistas que passam por lá. O trabalho de sinalização foi todo feito pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e a implantação dela foi realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O Prefeito do Capital Geraldo Julio se fará presente na inauguração da via.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: