Atentado deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridos
Atentado deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridosFoto: carlos_tg_32_ / Instagram / AFP

Seis civis e um policial ficaram feridos na madrugada desta sexta-feira (18) - horário da Espanha - quando um veículo foi atirado contra a multidão em uma localidade ao sul de Barcelona, horas após uma van atropelar e matar treze pessoas nas Ramblas da capital catalã, informou um porta-voz do governo regional.

O ataque ocorreu na turística localidade de Cambrils e provocou um tiroteio no qual a polícia matou cinco "supostos terroristas".

Quatro suspeitos foram mortos no confronto com a polícia e o quinto faleceu quando era atendido em um hospital.

Entre os seis civis atropelados em Cambrils, dois se encontram em estado grave, enquanto um agente foi ferido levemente, segundo a polícia. Já o serviço de emergências comunicou um ferido em "estado crítico".

Leia também:
Pernambucanas que moram em Barcelona relatam ataque terrorista


"Os supostos terroristas circulavam em um Audi A3 e, ao que parece, atropelaram diversas pessoas até baterem em um carro da Mossos d'Esquadra (polícia regional da Catalunha), quando começou o tiroteio".

O incidente aconteceu na região litorânea da cidade.

"Do nada escutamos tiros - pam, pam, pam - e muitos gritos. Me joguei na praia e fiquei sem me mover. Você só pensa em fugir", disse à AFP Joan Marc Serra Salinas, um garçom de 21 anos que estava próximo ao local do ataque.

"Estávamos na zona portuária, havia um restaurante com uma orquestra. O veículo bateu no carro da polícia e depois capotou", revelou um francês de 49 anos, que não disse seu nome.

A polícia vincula o atropelamento em Cambrils ao ataque que matou 13 pessoas e deixou mais de 100 feridos na tarde desta quinta-feira nas Ramblas, reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico, e à explosão na madrugada de quinta-feira em Alcanar, 200 km ao sul de Barcelona, supostamente quando era preparada uma bomba.

Segundo a polícia regional, a situação em Cambrils está sob controle, mas agentes ainda investigam se os "supostos terroristas carregavam cinturões explosivos". "Nos próximos minutos deveremos fazer várias explosões controladas".

Duas pessoas - um espanhol e um marroquino - foram detidas durante a tarde em relação ao ataque em Barcelona, mas o motorista da van conseguiu fugir.

Atentado deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridos
Atentado deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridosFoto: carlos_tg_32_ / Instagram / AFP
Atentado aconteceu nesta quinta-feira, em Barcelona
Atentado aconteceu nesta quinta-feira, em BarcelonaFoto: Reprodução/internet
Marroquino Driss Oukabir, um dos suspeitos detidos pela polícia
Marroquino Driss Oukabir, um dos suspeitos detidos pela políciaFoto: HO / Facebook / AFP
Atentado deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridos
Atentado deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridosFoto: carlos_tg_32_ / Instagram / AFP
Policiais isolam a área após atentado na Espanha
Policiais isolam a área após atentado na EspanhaFoto: Luis Gene / AFP

veja também

comentários

comece o dia bem informado: