Celebração do Ano Novo Chinês
Celebração do Ano Novo ChinêsFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A celebração do Ano Novo Chinês é o evento mais importante para o povo natural desse país asiático, não somente em sua terra natal, mas também mundo afora. Também conhecida como Festa da Primavera, a solenidade é celebrada com diversas manifestações culturais.

Neste ano, graças a uma parceria inédita entre o Governo Chinês, por meio do Consulado Geral da China no Recife, e a prefeitura da capital pernambucana, a Cidade entrou no calendário internacional da festividade com apresentação gratuita da Companhia Artística e Cultural de Henan, nesta quarta-feira (22), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, Zona Sul.

Com isto, o Recife se tornou uma das únicas quatro cidades no país a receber o espetáculo para celebrar a Festa da Primavera. A capital abriu a turnê nacional da Companhia Artística e Cultural de Henan, que ainda vai se apresentar nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba, entre sexta (24) e domingo (26).

Leia também:
Ano novo chinês será celebrado no Recife
China quer acabar com uso de plástico descartável até 2025

A apresentação, que integra o Janeiro de Grandes Espetáculos, é construída através de performance da Companhia de Música e Dança de Zhengzhou e do Grupo de Monges Guerreiros do Templo Shaolin. No total, estiveram no palco 20 pessoas, encantando a plateia durante 90 minutos de espetáculo dividido em 11 cenas que mesclaram apresentações de dança e música junto à precisão e beleza das artes marciais.

A diretoria de marketing da Folha de Pernambuco, Joanna Costa, prestigiou o evento representando o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. Na ocasião, ela afirmou que o evento vem para estreitar ainda mais a relação entre Brasil e China. "Essa participação do consulado geral no Recife tem cada vez mais relevância porque economicamente, na área também de educação, desenvolvimento, tecnologia, a China é referência no mundo e quanto mais a gente tiver uma relação próxima a eles podemos crescer juntos", ressaltou Joanna.

Em 2019, as celebrações do Ano Novo Chinês expandiram-se para mais de 140 países com 500 cidades envolvidas tornando-se o evento mais influente e abrangente de intercâmbio cultural entre a China e o Mundo. A realização das celebrações da Festa da Primavera é uma oportunidade para os imigrantes chineses que vivem no Brasil mostrarem ao povo que os acolheu à sua raiz e cultura própria, partilhando a sua alegria com diversas comunidades que integram este grande país.

É também uma oportunidade para diversas comunidades estrangeiras estreitarem os laços entre eles promovendo o diálogo intercultural, a convivência e a integração.
A cônsul Geral da China, Yan Yuqing, explicou uma pouco a tradição. "Como o Carnaval é uma das festividades mais importante para o povo brasileiro, o Festival da Primavera é o feriado mais importante do povo chinês, pois significa o começo de um novo ano. Além disso, o Festival da Primavera é um período que toda família se reúne para desejar um ano mais feliz. O ano do rato significa um ano mais rico, com mais riquezas", disse. "China e Brasil são grandes parceiros e no ano passado celebramos o aniversário de 45 anos das relações diplomáticas dos dois países", continuou.

O evento também teve a presença da vice-governadora do Estado, Luciana Santos. Para ela, em tempos complexos de crise econômica e social, a China demonstrou que é uma alternativa e que é possível fazer um país crescer se inserido nas cadeias dinâmicas, alta tecnologia, inteligência artificial, ou seja, tudo aquilo que é inovação e contemporâneo. "O fantástico é isso. Como é que um país que representa um sexto do planeta é capaz de tirar milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza? É um país que prospera e inclui. O grande desafio é o crescimento com inclusão social. Na lógica de hoje, se diz que isso é contraditório, mas a China mostra que é o contrário. É possível crescer incluindo tanta gente sem fazer guerra, defendendo a paz e soberania entre os povos", destacou.

Para o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, a Cidade está honrada em participar da Festa da Primavera junto com o Consulado Chinês. "Para nós recifenses, é mais um sinal do esforço e manifestação permanente e desejo em estreitar cada vez mais os laços de cooperação com povos do mundo inteiro. O povo chinês hoje aqui na celebração que nós compartilhamos, creio que praticamos em conjunto um gesto que marca a história cultural do povo do Recife que é do diálogo com outros povos e culturas

Celebração do Ano Novo Chinês
Celebração do Ano Novo ChinêsFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Celebração do Ano Novo Chinês
Celebração do Ano Novo ChinêsFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Celebração do Ano Novo Chinês
Celebração do Ano Novo ChinêsFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Celebração do Ano Novo Chinês
Celebração do Ano Novo ChinêsFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Celebração do Ano Novo Chinês
Celebração do Ano Novo ChinêsFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

veja também

comentários

comece o dia bem informado: