Mancha de óleo na praia de Suape, no Cabo
Mancha de óleo na praia de Suape, no CaboFoto: Reprodução/Instagram Salve Maracaípe

O resultado da análise das amostras de água das praias atingidas pelo óleo no litoral pernambucano está pronta. O anúncio foi feito na noite dessa quarta-feira (6) pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), responsável pelo estudo.

A coleta das amostras feita pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) teve início no último dia 24 de outubro. A previsão inicial era de que os resultados fossem concluídos nesta sexta-feira (8), mas o diagnóstico ficou pronto antes do previsto. De acordo com o coordenador do laboratório responsável pela análise, Gilvan Yogui, um relatório foi encaminhado à CPRH e cabe ao Governo de Pernambuco realizar a divulgação. 

Leia também:
Amostras de água de praias atingidas por óleo serão analisadas; banho deve ser evitado
UFPE lançará edital para apoiar ações nas praias atingidas pelo óleo no Estado
Em audiência sobre óleo no NE, Salles culpa PT por 'fragilização de órgãos ambientais'
CPRH divulga lista de praias impróprias para o banho

A assessoria de comunicação da CPRH informou que recebeu o laudo feito pela UFPE e está analisando os resultados. A agência prevê divulgar o resultado do material ainda esta sexta-feira.

Foram analisadas amostras de dez praias de Pernambuco atingidas pelo óleo: São José da Coroa Grande, Tamandaré, Carneiros, Maracaípe, Muro Alto, Suape, Itapuama, Gaibu, Pedra do Xaréu e Paiva.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: