Geraldo Julio toma posse como presidente do Iclei para a América do Sul
Geraldo Julio toma posse como presidente do Iclei para a América do SulFoto: Cortesia

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, está na cidade de Bonn, na Alemanha, onde tomou posse nesta quinta-feira (27) como presidente do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei, na sigla em inglês) para a América do Sul.

Em seu discurso inicial no 10º Congresso Global de Resiliência Urbana e Adaptação, o gestor destacou a importância do diálogo sobre os impactos das mudanças climáticas para conter os transtornos que têm acometido as grandes cidades, inclusive a capital pernambucana. Geraldo se encontrou com o presidente global do Iclei e prefeito de Bonn, Ashok Sridharan, em uma reunião bilateral para discutir os temas da instituição.

Leia também:
Geraldo Julio assume presidência do ICLEI para América do Sul 
Recife registra o esperado para quase 10 dias de chuva em 6 horas; prefeito faz alerta

Para Geraldo, a sua eleição como presidente do comitê regional sul-americano - que abrange 75 governos locais e tem reuniões anuais presenciais e virtuais a cada trimestre - coloca o Recife no centro do debate e ainda permite o acesso a financiamentos para investimentos em projetos na área.

"Prefeitos de vários lugares do mundo estão reunidos na Alemanha para discutir as mudanças climáticas e seus transtornos. Vimos, recentemente, as chuvas que causaram desastres. No Recife, tivemos problemas com as chuvas, por isso é tão relevante discutir este tema", afirmou o prefeito.

Participaram da posse representantes como a ex-secretária de Meio Ambiente de Quito, no Equador, Verónica Árias, e o ex-presidente do Iclei para a América do Sul e ex-prefeito de Quito, Rodrigo Perpétuo, além de nomes do Peru, da Colômbia e de outros países. Ao todo, 30 prefeitos de cidades do mundo participaram do evento.

O Recife foi indicado pelas demais cidades participantes para liderar o Conselho Regional da América do Sul pelo pioneirismo e efetividade de políticas públicas na área de sustentabilidade, em especial no controle e redução da emissão dos Gases do Efeito Estufa e no enfrentamento às Mudanças Climáticas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: