Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Folha de Pernambuco

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar. Hoje em dia, os indivíduos têm uma rotina muito corrida em que deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais no trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. A cobrança social, seja no trabalho, seja em casa inicia um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol. O excesso disso pode alterar a permeabilidade intestinal e a sua microbiota (bactérias).

Associado a ingesta de alimentos tipo “fast-foods”, pelo curto espaço de tempo, inicia-se uma inflamação crônica mediada pelo estresse. Um fato é que a sua flora intestinal é a responsável pela produção de um hormônio que proporciona bem-estar e felicidade. A partir do aminoácido L-triptofano é sintetizada a Serotonina. Quando se altera a microbiota, é diminuída então esta produção. Por isso, a sensação de bem-estar diminui e se perpetua o estresse, insônia e até mesmo ansiedade. Logo, o passo inicial para controle disso tudo é não esquecer as práticas fundamentais, como alimentação, sono, cuidados com o intestino e prática de exercício físico. O controle do estresse mental é muito importante. Alguns estudos indicam que práticas como Yoga e Meditação podem auxiliar na redução de hormônios que participam da ativação da inflamação por estresse. A felicidade só é plena quando existe saúde. Que tal praticar isto em sua vida?

Essa foi a dica da semana. Busque a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

Pílulas
Hospital de Jaboatão dos Guararapes realiza parceria com Prefeitura

Foi iniciado o atendimento para realização de cirurgias pediátricas das crianças usuárias da rede pública de saúde de Jaboatão dos Guararapes no Hospital Guararapes. Segundo o cirurgião pediátrico do Hospital Guararapes, José Luiz Figueiredo, serão realizadas cirurgias ambulatoriais, as mais comuns realizadas em crianças. “São pacientes com hérnias, cistos, fimose e criptorquidia, condição médica na qual não houve uma descida correta do testículo da cavidade abdominal para o escroto”, explica o médico.

Instituto realiza curso de oratória

Perder o medo de falar em público é também uma forma de buscar equilíbrio emocional para o bem-estar cotidiano. O Instituto de Formação da Personalidade (INFOP) realizará curso de oratória com foco em auto-confiança e desenvolvimento de liderança. “O enfretamento dos medos e da insegurança com práticas que revelam o segredo de falar bem e espontaneamente é o objetivo do curso”, revela Margarida Félix, psicóloga e facilitadora do curso. Informações pelo telefone: 81 3268.6185 e pelo email: secretaria@infop.com.br

Elyane Lacerda é escritora

Elyane Lacerda é escritora - Crédito: Alexandre Costa

Dose de Saúde
Minha dose de saúde é viver intensamente todos os momentos e observar as emoções que se estampam nos rostos, relacionados aos fatos ocorridos no dia a dia . Escrever faz parte da minha receita para o equilíbrio emocional, sou dosada por sorrisos, abraços, malhação e um bom café com amigos sinceros, que possam entender a realidade da vida sem grandes mistérios, mas com arrepios na pele e brilho nos olhos! Enquanto houver quem faça poesia, vale a pena acreditar na vida! Elyane Lacerda é escritora

O bem faz bem
O Hospital Jayme da Fonte traz novidades para a área médica e amplia sua atuação em transplantes cardíacos e renais. A expectativa é ajudar a zerar a lista de espera do Estado.

Alexandre Carli é médico

Alexandre Carli é médico - Crédito: Cortesia

Bula
O papel do médico na saúde e na estética corporal

Muitos pacientes nos procuram no dia a dia, para perda de gordura e ganho de massa magra. Este dueto, geralmente é alcançado, quando existem bons hábitos de vida. Eu costumo chamar de “sinfonia da vida saudável”. Numa sinfonia, tudo precisa estar harmônico e vários pontos são importantes. O local onde os músicos estarão tocando precisa estar adequado, os instrumentos precisam estar afinados, os músicos precisam estar preparados, e o maestro precisa reger a orquestra com precisão. Basta uma simples falha em qualquer um destes itens citados, e a harmonia da sinfonia de certo, se perderá.

Assim é nosso corpo, precisamos preparar um terreno biológico a queda do, para que as reações metabólicas ocorram de forma otimizada, os nossos órgãos precisam estar recebendo os nutrientes, vitaminas, minerais, hormônios, etc de forma satisfatória, para que funcionem bem, o nosso organismo precisa estar com suas funções bioquímicas em pleno funcionamento, e para tanto, a ajuda de um médico em todo este processo é fundamental. Nesta sinfonia da vida saudável, o sono é crucial, e dentre outros, sabemos que pessoas que dormem mal, tem mais tendência de acumular gordura.

A regulação hormonal, é outro aspecto fundamental na saúde, podendo algumas vezes, ser otimizada através de alimentos específicos, atividade física etc. A nutrição é ponto chave para a boa saúde, assim como os exercícios físicos resistidos e aeróbicos. Todos estes processos andam interligados, e para que obtenhamos saúde, e consequentemente uma boa composição corporal, todos estes fatores devem ser sempre observados.

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Prática Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFBB-PE).

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas

veja também

comentários

comece o dia bem informado: