Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, médico
Rafael Coelho, médicoFoto: Divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

A nutrologia tem a finalidade de diminuir e eliminar os radicais livres (causadores do envelhecimento das células) do corpo humano através de reposição de vitaminas, minerais, buscando uma reeducação alimentar com alimentos funcionais e uso de substâncias naturais. Neste sentido, se baseia no equilíbrio químico do corpo através das suas funções vitais. A Nutrologia sendo a especialidade médica que se preocupa com a qualidade da alimentação, da ingestão diária de calorias, verificando a redução ou acréscimo de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e água. A Nutrologia previne doenças como o câncer, artrite, diabetes, doenças inflamatórias e degenerativas, pois, elimina os radicais livres, toxinas e metais pesados, tornando o organismo com menos índices de inflamação.

O paciente é visto como um todo, é realizado um diagnóstico clínico e solicitados também exames de sangue, fezes e urina para verificar o índice de inflamação existente no organismo do indivíduo, principalmente nos rins, fígado e intestino. Um intestino doente, inflamado, causa inúmeras patologias, por isso, a necessidade de investigar a flora intestinal. O envelhecimento do corpo e o surgimento de várias patologias se devem, principalmente, aos radicais livres que destroem as células.

O corpo saudável e equilibrado mantém os índices de radicais livres baixos. De acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos tente a aumentar e a natalidade diminuir cada vez mais. Por volta do ano de 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. Hoje, a expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos, em 2050 será de 82 anos.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

Rafael Coelho
e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br
Instagram: @rafaelcoelhomed
Facebook: /rafaelcoelhomed

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Atende em consultório particular. Atua nas seguintes áreas: Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Bioimpedância. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: contato@jademilsonsilva.com

PÍLULAS

35% dos acidentes de trabalho acontecem nos membros superiores

Lançado Oficina Francisco Brennand, o Instituto Help Your Hands, dirigido pela médica especialista em cirurgia da mão pelo Institut de la Main, Etelvina Vaz, é focado nos cuidados e ações de prevenção para acidentes com as mãos, tendo em vista dados como o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS-2013), que demonstra que 35% dos acidentes de trabalho ocorrem nos membros superiores.Com uma atuação dividida em 7 segmentos: Art’s Hands, Kids’ Hands, Life’s Hands, Love’s Hands, Men’s Hands, Sport’s Hands, Women’s Hands – que abordam aspectos e públicos específicos no que diz respeito à valorização das mãos, o Instituto (atualmente incubado no Porto Social) contará com duas ações por ano dedicadas a cada segmento; uma plataforma online com informações sobre cuidados e tratamentos para acidentes com as mãos, e um selo de segurança (Safe Hands) para empresas que adotem medidas preventivas para seus funcionários relacionadas às mãos. O Help Your Hands terá ainda a Semana de Conscientização sobre os Cuidados com as Mãos, que deverá acontecer no período do dia 11/06 (Dia Nacional das Mãos, definido em homenagem ao aniversário de Francisco Brennand, patrono do Instituto), com ações voltadas para os cuidados com as mãos; além de parceria com a Universidade de Pernambuco no que se refere a ações de conscientização, como palestras do Instituto na instituição de ensino, bem como no âmbito de colaboração dos estudantes da Universidade para com o HYH.

Lançamento do Instituto Help Your Hands

Lançamento do Instituto Help Your Hands - Foto: Divulgação

DOSE DE SAÚDE
Dentro da Retrospectiva 2018, vamos relembrar a dose diária de saúde de Gabriel Vila

Minha Dose diária de saúde é manter mente e corpo em equilíbrio, mesmo durante a rotina diária de trabalho. Para mim, mente e corpo são dois conceitos complementares. Procuro praticar exercício físico regular, ter alimentação saudável e valorizar o meu sono. A musculação é o treino que me oferece mais prazer e disposição. Gabriel Vila é empresário do ramo de geradores.

O BEM FAZ BEM
Doação para o Sertão
A Uninassau está promovendo o Natal Solidário Sertanejo, quando em seus blocos das Graças e Boa Viagem, estão sendo arrecadados alimentos para o Natal de sertanejos do interior de Pernambuco e Paraíba. Participe!

BULA
Fisioterapia pélvica para homens
Já é uma tendência internacional há anos, e aqui no Brasil, e se solidifica cada vez mais o papel da fisioterapia na prevenção e tratamento de algumas disfunções relacionadas ao homem e à cirurgia de próstata como a incontinência urinária e disfunção erétil. A capacidade do paciente de perceber, contrair e controlar a musculatura do assoalho pélvico está intimamente ligada à recuperação pós-operatória dessas disfunções que tanto afetam a qualidade de vida do paciente que foi submetido à cirurgia prostática. Hoje contamos com recursos tecnológicos, como o uso do Biofeedback que auxilia na conscientização da musculatura do assoalho pélvico, além da eletroestimulação e da cinesioterapia pelve perineal que junto a orientações importantes serão essenciais para o retorno as atividades de vida diária e melhoria na qualidade de vida do homem. Juliana Bonanni é fisioterapeuta pélvica (Crefito 175069) especializada em Reabilitação Pelve-perineal Avançada pela EdyAccademy em Milão-Itália (2009).

Juliana Bonanni é fisioterapeuta pélvica

Juliana Bonanni é fisioterapeuta pélvica - Foto: Acervo pessoal

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: