Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

A obesidade é uma doença crônica cujo avanço tem se dado de forma acelerada em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, a situação não é diferente. De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil da Saúde Suplementar, mais de 50% da população adulta está acima do peso, na faixa de excesso de peso e obesidade. A alimentação saudável e equilibrada é primordial para a manutenção do peso de modo correto. Há dois tipos de alimentos em relação aos nutrientes: Alimentos nutrientes: trazem benefícios e atuam favoravelmente à genética. No formato de proteínas, que têm ação anti-inflamatória e estrutural: temos os ovos, whey protein, peixes e frutos do mar. Em relação às gorduras: tutano, banha, óleo de coco e ômega 3. Nos carboidratos: batata doce, abóbora, cenoura. Alimentos antinutrientes: causam inflamação e interferem negativamente na genética. Proteínas: peixes e animais criados em cativeiros; Gorduras: margarinas, óleos de girassol e canola, além da banha de porco industrializada. Carboidratos: amido de milho, trigo e grãos com glúten. A lactose, açúcar do leite, é um alimento inflamatório. Alimentos brancos refinados, como o açúcar, também inflamam o organismo. A atividade física regular é fator primordial para uma melhora da qualidade de vida. Os seus benefícios:

-Diminui Pressão Arterial
- Diminui a Frequência Cardíaca
-Aumenta Oxigenação tecidual
-Melhora o Perfil Lipídico
-Diminui a quantidade de Radicais Livres

São dois tipos: 1- Anaeróbio (Ex: musculação) provoca aumento de testosterona (importante para o idoso) 2- Anaeróbio (Ex: corrida) causa aumento de oxigenação e melhora o ritmo cardiorrespiratório. Com meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores (incluindo 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo), o intestino é considerado o segundo cérebro. Tudo isso para controlar uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos. Uma alimentação saudável é o início para cuidar melhor deste órgão e controle da obesidade. O Intestino foi reconhecido como órgão autônomo no século 19, sendo capaz de executar funções independentemente de estar conectado ao sistema nervoso central. É o intestino que seleciona o que é útil ou não para comer. Nas teorias científicas, o ser humano desenvolveu dois cérebros: um na cabeça (que lhe permitia encontrar meios de sobrevivência e garantir a reprodução da espécie) e o intestino, que ficaria responsável pelos processos vitais de digerir e absorver alimentos. Doenças como depressão, demências e enxaquecas são tratadas com a melhoria do sistema intestinal. Os alimentos bons para o intestino são: fibras, óleo de coco, whey protein, glutamina, ovo (ação anti-inflamatória) e tratamento com lactobacilos para proteger as bactérias boas no intestino. Lactobacilos podem ser manipulados ou encontrando em alimentos como iogurtes, de preferência consumir sem lactose. A disbiose intestinal deve ser tratada para o corpo emagrecer. Pesquisas indicam que a baixa qualidade do sono também é fator importante para o aumento da obesidade. No período noturno, a serotonina, que é o hormônio do bem-estar, se transforma em melatonina, responsável pelo sono reparador. Nesse estágio do sono, as células conseguem mobilizar gorduras de forma adequada. Devido ao estresse e vida intensa, o brasileiro dorme mais tarde e também não tem horário para dormir.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atende em consultório particular. Atua nas seguintes áreas: Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Bioimpedância. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: contato@jademilsonsilva.com

PÍLULAS

Clima de Natal contagia usuários de ônibus

A empresa Borborema retomou este mês o Expresso do Natal, um ônibus decorado com tema natalino levando a bordo um coral de funcionários. As próximas paradas serão dia 18/12, a partir das 10h30 nos terminais Tancredo Neves e Integrado de Passageiros (TIP), dia 20/12 no Terminal Joana Bezerra e dia 27/12 nos terminais Tancredo Neves e Joana Bezerra. Na lista de músicas que serão cantadas estão “Vem chegando o Natal” e “Jerusalém”.

Expresso do Natal

Expresso do Natal - Foto: Divulgação


DOSE DE SAÚDE

Empresária do ramo de estética mantém vida equilibrada. É a retrospectiva da Dose de Saúde 


"Minha dose diária de saúde é praticar atividade física e ter alimentação saudável. Diminui o sal e o açúcar. Não tomo refrigerantes. Aumentei a ingestão de água e mantenho ovos na dieta. Apesar do dia corrido, com muito trabalho, além de cuidar da casa e das minhas duas filhas, tendo manter um equilíbrio entre as funções." 

Juliana Lacerda – Empresária.

Juliana Lacerda é empresária

Juliana Lacerda é empresária - Foto: Divulgação


O BEM FAZ BEM

Coleta de sangue
A Fundação Hemope precisa de sangue de todos os tipos. É preciso repor o estoque para as festas de final de ano. De segunda a sábado, no horário das 07h15min às 18h30min, inclusive nos feriados, o Hemope está aberto para doação, na Rua Joaquim Nabuco, 171, nas Graças. Fone para outras informações: (81) 3182.4600

BULA
Pilates para crianças
É importante estimular desde criança a prática da atividade física e do movimento. As férias escolares estão chegando e as crianças tendem a ficar mais assistindo televisão e dormindo até mais tarde. No chamado Pilates para crianças, o menino e a menina crescem já gostando de esportes, ele também trabalha a mente, estimula o melhor equilíbrio, melhora a consciência corporal, aprende a respirar corretamente e evita problemas de má postura, sempre de uma forma lúdica. Amanda Souza é fisioterapeuta da Clínica Contornare.

Amanda Souza é fisioterapeuta

Amanda Souza é fisioterapeuta - Foto: Divulgação

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: