Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Folha de Pernambuco

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar!

Após as comemorações de final de ano, entramos em um novo ciclo, um momento em que as pessoas traçam novos planos e novas metas. Iniciamos com o verão e, neste período, somos presenteados com um maravilhoso sol, que, além de tudo, estimula o seu corpo a produzir uma boa quantidade de vitamina D, por exemplo. No entanto, este calor também pode trazer alguns prejuízos à saúde se você não estiver bem hidratado.

É muito importante que você esteja com uma garrafa de água e que a cada hora do seu dia beba entre 100-150 ml de água mineral. Dessa maneira, você irá ingerir uma quantidade suficiente para que as reações químicas do seu organismo ocorram de maneira eficaz. Isso inclui a digestão de alimentos, um bom funcionamento do seu intestino, a respiração celular e formação de energia e uma boa diurese (rins e urina saudáveis).

Não podemos esquecer da população de risco aumentando para desidratação que corresponde aos idosos e pessoas especiais. Então a regra é clara, hidrate-se de maneira correta e aproveite o seu verão com saúde.

NOTAS

Agendamento para Hospital Veterinário do Recife
O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, inicia os agendamentos das castrações gratuitas de cachorros e gatos para o mês de janeiro. Os moradores da cidade do Recife podem agendar a cirurgia pelos telefones 3446-9808, 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h,

Janeiro Branco
Janeiro é o mês de conscientização da saúde mental. É a campanha janeiro branco. A campanha objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

FIQUE POR DENTRO

Sete dicas de cuidados com os olhos no verão
Nesta época de férias, verão, descanso, lazer e... atenção com os olhos! A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destacou sete pontos importantes para o bom funcionamento do órgão responsável pela visão nesta época do ano.

Catarina Ventura

Catarina Ventura - Foto: Eduardo Siqueira/divulgação

Mar
O sal é um problema, mas o pior mesmo no mar são as impurezas. Há muita água imprópria para banho, muita gente não respeita as placas, e pode causar infecções, irritação, coceira e vermelhidão nos olhos. O problema mais frequente é a conjuntivite. A dica é usar colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, pois pode causar lesões.

Piscina
O cloro prejudica a saúde dos olhos, também pode causar conjuntivite química, pior que a da água do mar. O colírio é novamente importante. E para quem usa lentes de contato, a dica é usar modelos de descarte diário, para não ter contaminação.

Sol
A exposição ao sol deve ser controlada. É importante ter um chapéu e óculos escuros para auxiliar na proteção. Evitar, se possível, o horário entre 10h e 15h, período em que os raios solares estão mais intensos”.

Óculos escuros
Use sempre óculos com proteção ultravioleta. Eles evitam a passagem dos raios de luz com comprimento de ondas superiores ao violeta e que são nocivos ao núcleo das células do olho humano, podendo causar degenerações da conjuntiva, ceratites, catarata e doenças degenerativas da retina. Atenção aos óculos falsificados, pois eles geralmente não têm a proteção. Eles tornam os olhos mais vulneráveis. Entre óculos falsificado ou sem óculos, é melhor ficar sem.

Filtro solar

Excesso de filtro solar ao redor dos olhos pode causar conjuntivite tóxica. O excesso e a transpiração favorecem a penetração nos olhos e levam à doença. Prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível.

Suor
O suor pode causar irritações oculares. As sobrancelhas são protetores naturais para que a água vá diretamente aos olhos. Para quem pratica exercícios físicos, a dica é uma faixinha ou toalhinha.

Areia e vento

A brisa pode causar problemas, provocando a evaporação das lágrimas e ressecamento da superfície dos olhos. Nesses casos, lance mão das lágrimas artificiais e não tire os óculos escuros. Já a areia pode causar irritações, os óculos podem ajudar.

Catarina Ventura é oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV)

veja também

comentários

comece o dia bem informado: