Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar.

No processo de Emagrecimento, nós médicos, nos deparamos com vários perfis de pacientes. Desde os mais mórbidos aos que pretendem apenas excluir sua gordura localizada. Voltando à atenção para a Obesidade, registro para vocês, que existe um momento em que aquele paciente que conseguiu emagrecer o esperado para melhorar a sua saúde reinicia o processo de ganho de peso.

De acordo com os estudos, isso se dá por volta de 10 semanas após o início da abordagem proposta. Então aquele paciente inicia uma Curva em “U”, em que retorna ao seu estado inicial. O papel fundamental do Médico é intervir neste momento crítico e para isso precisa entender a individualidade de cada um, escolhendo a melhor maneira de abordar o seu paciente, fazendo com que ele cumpra uma Curva em “L”. Não existe “fórmula mágica”. O que existe é o entendimento que a Obesidade é uma doença difícil e que da mesma maneira que seu paciente está disposto a mudar, você deve estar disposto a se adaptar as novas situações, emocional e cientificamente.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro!

Especial
Gafes na Academia

Malhar sem incomodar. É possível? Sim! A jornalista e youtuber recifense, Raquel Monteiro, criou o canal no youtube “Tenha Modos e Não Frescura”

Raquel Monteiro é youtuber

Raquel Monteiro é youtuber - Foto: Divulgação

A academia também é cenário onde se precisa ter modos para não incomodar os demais alunos. “Máquina molhada de suor, odor desagradável, gritaria, falta de revezamento, ah! Tenha Modos!” diz a youtuber. Aqui vão algumas dicas:

1- Leve sua toalhinha para você molhar de álcool e limpar o seu suor deixado na máquina, afinal suor só no sexo e imagino que você não faça sexo com todos da academia.

2- Não faça escândalo quando encontrar algum conhecido, demonstre todo seu afeto só a ele. O restante da academia vai agradecer de não ter tomado um susto por tão pouco.

3- Os tímpanos são seus, tudo bem, concordo, mas quando for escutar música mesmo que seja no fone de ouvido, certifique-se de que não tá tão alto ao ponto de atrapalhar o outro aluno de ouvir a música do fone de ouvido dele.

4- Se for querer que o professor coloque a televisão num canal X, pergunte se os demais alunos querem assistir o mesmo que você.

5- Se for encher sua garrafinha de água, encha a metade. Dê espaço para o próximo aluno da fila que quer apenas encher o copo. Depois retorne a encher o restante da sua garrafa.

6- Se você pinga de suor como uma chaleira, então de tempo em tempo vá ao banheiro e dá uma enxugadinha nessa nojeira.

7- Certifique-se a cada 20 minutos de que seu desodorante não está vencido, se tiver, arrume um desodorante emprestado e se recomponha, seu sem juízo!

8- Você comprou a academia? Não! Então ótimo, reveze o equipamento e não faça cara de poucos amigos. Mesmo o dono teria o maior prazer de revezar.

9- Quando o professor estiver atendendo alguém, aguarde sua vez, afinal você só paga a mensalidade da academia, não é o dono do professor.

10- Se você quer paquerar alguém, certifique-se antes de que essa pessoa está descomprometida, caso contrário, você não passará de um inconveniente.

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atende em consultório particular. Atua nas seguintes áreas: Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Bioimpedância. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: contato@jademilsonsilva.com

veja também

comentários

comece o dia bem informado: