Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho
Rafael Coelho, e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelhoFoto: Divulgação

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingesta de 3 a 5 tipos diferentes de frutas por dia para evitar várias doenças. Segundo dados, apenas 24,1 dos brasileiros consomem a quantidade diária de frutas recomendadas. As frutas são deliciosas e bem nutritivas. Tem para todos os gostos: mais doces, mais azedas. São ricas em vitaminas e fibras.

A fruta é uma excelente opção para a hora do lanche, fácil de transportar. Crianças, jovens, adultos e idosos se beneficiam dos valores nutricionais das frutas. Devemos ter cuidado com os excessos, frutas podem ter alto valor calórico. As frutas possuem frutose, que é um tipo de açúcar natural. A frutose faz parte de um grupo de carboidratos simples.

Exemplos de frutas com maior concentração de frutose (por 100g do alimento):

-Tâmara: 32 g
-Uva passa: 30 g
- Manga: 16,2 g
- Ameixa: 12,5 g
- Caqui: 12 g
- Maçã: 9,5 g
- Laranja: 6 g
- Tangerina: 4,8 g
- Abacaxi: 4,8 g

Percebam que quanto mais ácida a fruta, menor índice de frutose possui. As chamadas frutas secas têm maior índice de frutose. Prefira comer as frutas de forma in natura, com cascas, ao invés do suco. Por exemplo, se você toma um copo de 200 mL de suco de laranja, você vai consumir 4 laranjas. Se você comer 2 laranjas, vai se sentir saciado, entendeu? Mas, calma, o excesso da frutose é que pode levar ao aumento de peso.

A frutose das frutas não vai fazer mal a sua saúde. A indústria tem feito alimentos, como biscoitos, bolos, etc com o xarope de frutose, que pode levar ao sobrepeso, obesidade, aumento do colesterol ruim, aumento dos triglicerídeos, desenvolvimento de diabetes, aumenta o ácido úrico no sangue. Os diabéticos devem ser orientados pelo médico sobre as frutas e a recomendação diária para serem ingeridas. Quem está passando por dieta restritiva também tem que ter a orientação de um médico ou nutricionista. Ou seja, fruta sem o controle energético diário, pode, sim engordar. Procure seu médico e nutricionista, eles vão passar as porções diárias recomendadas. Vamos saborear as frutas e aproveitar todos os seus valores nutritivos e as fibras para o nosso intestino. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro!

Notas
Foi inaugurado nessa segunda-feira (4) o Centro Ressence, que trabalhará emagrecimento e performance humana. A equipe técnica será composta pelo médico Rafael Coelho, o nutricionista Guilherme Chateaubriand, e o treinador, Luiz Salles. O Centro está localizado na torre A do RioMar Trade Center. A abordagem multidisciplinar é pioneira no nordeste.

Fique por dentro
A oncologista Silvia Fontan alerta para os números preocupantes do câncer de colo de útero. Tumores de colo do útero matam anualmente cinco mil brasileiras e 90% dos casos da doença estão relacionados à incidência de HPV entre mulheres. A especialista explica que a doença é silenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. Para ela, a prevenção é um dos principais aliados no combate ao câncer de colo do útero. A prevenção primária está diretamente relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, ou seja, para impedir o desenvolvimento do vírus é importante o uso da camisinha durante a relação sexual, além da vacina contra o vírus, que também é considerado um método efetivo de prevenção contra o câncer de colo do útero e outras infecções. A vacina é recomendada geralmente para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Em complemento à prevenção primária, a especialista destaca os exames periódicos para detecção da doença. Quando diagnosticado precocemente é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este câncer, por isso, por isso é aconselhado às mulheres que realizem exames de rotina, como o Papanicolau, periodicamente.

Silvia Fontan é médica oncologista da Oncoclínica Recife

Silvia Fontan é médica oncologista da Oncoclínica Recife - Foto: Divulgação

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atende em consultório particular. Atua nas seguintes áreas: Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Bioimpedância. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: contato@jademilsonsilva.com 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: