Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Castanha-do-Pará
Castanha-do-ParáFoto: Adriano Gadini/Pixabay

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Você é adepto de comer castanhas na hora do lanche? Quando bate a fominha você sempre tem aquele pote de castanhas com você? Se a reposta for sim, você está de parabéns. Caso seja negativa, você precisa mudar seus conceitos. Eu separei este artigo para falar de uma castanha específica: do Pará. Confira as propriedades nutritivas dessa oleaginosa.

A chamada Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil é uma semente do mesmo grupo das nozes e amêndoas. Muito rica em gorduras boas e minerais, além de antioxidantes. Pensou na Castanha-do-Pará e vem a mente o mineral selênio, um antioxidante natural e essencial para uma saúde integral. Excelente semente com potente ação da vitamina E, protege a condição cardiovascular, da memória, fortalece o sistema imunológico e ativa o metabolismo da tireóide.

Consuma de 1 a 2 Castanhas-do-Pará por dia. Procure um médico de performance ou nutricionista para orientar você no consumo correto. Então, sinta-se lisonjeado quando você for conhecido por consumidor de castanhas: a sua saúde agradece.

E finalizo com os dados desta pesquisa:

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo mostrou que o consumo diário de Castanha-do-Pará ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados com a idade.

No estudo, homens e mulheres idosos, 20 no total, que apresentavam deficiência de selênio e comprometimento cognitivo leve (CCL), foram divididos em 2 grupos: dos que comeram uma castanha diariamente e daqueles que não fizeram o consumo da mesma. Todos os participantes foram submetidos a uma análise neuropsicológica, antes e ao final do estudo. Após um período de 6 meses, os voluntários que consumiram as sementes, não apresentaram mais deficiência do mineral e também tiveram melhora da função cognitiva.

Vai uma castanha no lanche?

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]

**A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo da coluna.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: