Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

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Junto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposição
Junto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposiçãoFoto: Cláudio Scott/Pixabay

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

O sono reparador é importante para a saúde geral do corpo. Junto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposição, tanto física como mental.

Os benefícios do reparador:
-Aumenta a imunidade
-Preveni doenças cardiovasculares
-Entusiasmo

O repouso é importante para quem faz atividade física. Claro que esse período de sono é individualizado, mas segue a regra das 8 horas noturnas. Durante o sono, o hormônio de crescimento, que é o GH (“growth hormone”), realiza a absorção do esforço, oferecendo ao organismo todas as vantagens do trabalho físico. Sem o GH, a atividade física provocaria apenas desgaste e envelhecimento precoce dos tecidos envolvidos.

Dicas para uma boa noite de sono:

- Só vá para cama na hora de dormir e não esperar o sono chegar;

- Não utilize as “telas” uma hora antes de deitar. Não leve o aparelho de celular para cama;

- Alimente-se até duas horas antes de dormir;

- Sentiu uma fominha antes de dormir? Tome chá de alegrim, erva-doce, camomila ou sálvia. Bebidas com cafeína estão proibidas;

- Não faça exercícios físicos perto da hora de dormir;

- Durma no quarto escuro;

- Quer relaxar mais ao dormir? Utilize um difusor com óleo essencial de lavanda;

- Você também pode ouvir um som de meditação antes de dormir, como taças tibetanas;

- A respiração devagar e profunda vai oxigenar seu cérebro e tranquilizar você. Não leve problemas para cama.

Bom sono!

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*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]

**A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo da coluna.

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