Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho,  e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho |
Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @drrafaelcoelho | Facebook: /rafaelcoelho |Foto: divulgação

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Dentro do mês em comemoração ao idoso, vamos refletir um pouco sobre a importância da prática de atividade física nesta etapa da vida. O exercício melhora o condicionamento físico, o ganho de massa muscular, controla o peso e diminui o risco de doenças como o Diabetes e Hipertensão Arterial. Claro que em cada faixa etária existe o tipo mais adequado de atividade física. E o idoso? Você já parou para pensar qual poderia ser o melhor exercício físico para este grupo? Se formos analisar, notamos que boa parte dos idosos está ali nos parques e orlas praticando caminhadas ou alongamentos. Mas definitivamente estas não são as melhores opções de exercício.

A medicina e a ciência do movimento evoluíram com pesquisas e chegaram à conclusão que o melhor exercício para o idoso é a musculação. De fato, pouco se vê pessoas acima de 60 anos praticando este exercício resistido. Mas as contribuições dessa prática são inúmeras, desde o ganho de força, por aumento da massa muscular, até a diminuição do risco de queda e fraturas. Lembrando que a queda no idoso é um dos piores prognósticos, pois causa dependência de outros, nos casos mais graves. Além disso, a falta de tônus muscular leva a impotência e Baseado em estudos sabemos que idosos com mais massa muscular vivem mais, ou seja, tem uma longevidade maior. Dessa maneira, fica claro, a importância da musculação no Idoso. É preciso lembrar que estamos falando de pessoas sem contra-indicações, nas quais se exclui artropatias e outras doenças. O profissional que deve acompanhar o idoso na musculação é o Educador Físico, para diminuir riscos de movimentos maus realizados, evitando consequências negativas.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 E-mail: [email protected]

PÍLULAS


Inaugurado centro de acolhimento para pessoas com autismo
Nesse domingo (20), os projetos “Peniel Ações Sociais e Autismo Compartilhar Solidariedade” inauguraram o centro de acolhimento para famílias sem recursos ou com membros autistas. O local de acolhimento oferecerá aulas de música, artesanato, artes marciais, inglês, espanhol e culinária. Também prestará alguns serviços gratuitos como corte de cabelo, design de sobrancelhas, casamento coletivo e emissão de documentos. O centro, localizado, na rua Leôncio Rodrigues, 75, em Dois Irmãos, funcionará aos sábados, das 14h às18h.

IOR participa de pesquisa inédita no Nordeste
O Instituto de Olhos do Recife (IOR) participou de pesquisa inédita no Nordeste, envolvendo a lente de contato Esclera SC – The Second Generation, fabricada pela Mediphacos, uma das maiores empresas no segmento, no mundo. Junto a médicos de outras 30 entidades, os oftalmos Alzira Lins, socio-fundadora do Instituto, e José de Barros integraram um seleto grupo de cientistas brasileiros que pesquisaram a novidade, entre maio e setembro deste ano. Ao todo, 23 pacientes do IOR, com idades entre 12 e 60 anos, testaram as novas lentes. Parâmetros como conforto, qualidade da visão, saúde ocular e outros foram analisados. “É uma lente específica para quem tem problemas na córnea, portadores de ceratocone e para uso após cirurgia refrativa. A nossa experiência e a dos pacientes foi muito positiva”, avalia a doutora Alzira Lins. O produto foi lançado pela Mediphacos, no Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Conselho Regional de Odontologia realiza ação no dia do cirurgião-dentista
Em 25/10, Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, o CRO-PE e a Coordenação de Saúde Bucal da Prefeitura da Cidade do Recife levarão ação de saúde bucal a 100 crianças assistidas pela ONG Novo Caminhar, no Compaz. Promoção e prevenção à saúde, além da realização do Tratamento Restaurador Atraumático - ART, estão previstas! Esta é a 2ª ação social de conscientização desenvolvida pelas entidades em outubro, que também é o mês das crianças.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: