Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho,  e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho |
Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho |Foto: divulgação

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

A uva-passa é um fruto seco. Através da desidratação da uva fresca, surge a passa. Sem colesterol e gordura, as uvas passas possuem substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos, são propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. É rica em antioxidantes que retardam os sinais do envelhecimento e protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo. Alimento de boa fonte de ferro e cálcio, a uva-passa também fortalece o sistema nervoso, os ossos e os dentes. A uva passa é muito utilizada nas comidas de Natal, porém, o seu consumo deve fazer parte do cardápio.

Separei três benefícios da uva-passa para você:

. Regulação o intestino: fonte de fibras. Para quem tem o intestino preso, é uma ótima pedida.

. Amiga do coração: rica em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

. Fortalece o sistema nervoso: os minerais e as vitaminas do complexo B da uva-passa são bons para quem tem exaustão física, estresse ou fadiga crônica. São importantes também para idosos e estudantes, uma vez que melhoram funções cerebrais e evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajudam a evitar doenças cognitivas.

Um dado importante: tem resveratrol um antioxidante que protege o organismo contra o estresse oxidativo, combatendo a inflamação e ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, melhorar a aparência da pele, diminuir o colesterol e elimina as toxinas do organismo.

A uva-passa tem muitos outros benefícios. Atenção: para pessoas que tem o cardápio restritivo de açúcar, é importante consultar o seu médico.

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 E-mail: [email protected]

veja também

comentários

comece o dia bem informado: