Saúde e Bem-Estar

Rafael Coelho

ver colunas anteriores
Rafael Coelho,  e-mail: contato@rafaelcoelho.med.br | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho |
Rafael Coelho, e-mail: [email protected] | Instagram: @rafaelcoelhomed | Facebook: /rafaelcoelho |Foto: divulgação

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Todo final e começo de ano é a mesma coisa: “o projeto verão”, estimulado ainda mais pelo calor nordestino, praia e o carnaval. Obviamente, que durante o período mais quente do ano, as pessoas, tanto homens como mulheres querem andar mais à vontade, com menos roupa e curtir uma paquera durante os festejos de Momo.

Alimentação e atividades físicas devem manter um equilíbrio. Faz parte da vaidade humana ter um corpo com músculos mais desenvolvidos, o chamado shape bacana, mas, é preciso manter uma boa alimentação durante todo o ano.

Para quem deseja adquirir mais massa magra e ter menos gordura corporal, consequentemente, diminuindo o índice de obesidade no Brasil, é preciso ter um cardápio equilibrado com gorduras boas, proteínas, carboidratos e fibras, além de tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Confira algumas dicas para uma alimentação saudável para o verão:

- Não pular as refeições;

- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;

- Aumentar o consumo de proteínas e diminuir carboidratos, bem como gorduras saturadas, açúcar, sal, refinados e embutidos;

- Preferencialmente utilizar grãos integrais;

- Comer frutas, verduras e legumes;

- Assar e grelhar no lugar da fritar.

Oleaginosas e frutas secas são fáceis de transportar e devem estar sempre às mãos para comer. Evitar petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções similares. Evitar o álcool, pois aumenta a gordura abdominal, celulites, flacidez e leva ao envelhecimento precoce.

O alinhamento da alimentação rica em proteína e a musculação é essencial para aquisição de massa magra, desenvolvimento e definição muscular. A batata doce, ovos e o peito de franco ajudam no processo de reconstrução muscular. Como algumas pessoas abusam na alimentação e bebida nos festejos de final de ano o uso de frutas e sucos desintoxicantes poderão ser recomendados pelo médico ou nutricionista.

Pense em 2020: o projeto é para toda a vida e não apenas para o verão.

Feliz Ano Novo

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro.

Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 . E-mail: [email protected]

veja também

comentários

comece o dia bem informado: