Cada policlínica  receberá a força-tarefa por um dia, com oferta de 15 dispositivos
Cada policlínica receberá a força-tarefa por um dia, com oferta de 15 dispositivosFoto: Passarinho/Prefeitura de Olinda

A cidade de Olinda, no Grande Recife, organizou para o início de outubro um mutirão para a colocação de DIU (dispositivo intrauterino) em mulheres do município. As interessadas nesse método contraceptivo devem procurar uma das nove policlínicas olindenses que vão participar dessa força-tarefa. É necessário levar para a marcação um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o cartão do SUS. Participam as policlínicas Barros Barreto, da Mulher de Olinda, Jardim Fragoso, Rio Doce IV Etapa, da Mulher Sony Santos, Rio Doce II, São Benedito, Ouro Preto e Martagão Gesteira. Cada unidade de saúde receberá o mutirão por um dia, com oferta de 15 DIUs.

A coordenadora de Saúde da Mulher de Olinda, Cleonúsia Vasconcelos, explicou que desde o início do ano a cidade vem ampliando a oferta do DIU como método contraceptivo para as olindenses, na rotina da atenção básica. “Tínhamos só duas unidades para a colocação do dispositivo e passamos a cinco. O DIU tem uma grande demanda. Atualmente, da procura de uma unidade básica para a marcação da colocação dele, a espera é de aproximadamente dois meses na cidade”, comentou.

Ela destacou qualquer mulher, de adolescentes a adultas, com ou sem filhos podem optar pelo método depois de uma avaliação médica. “O DIU é 99% eficaz. É seguro. E pode ser revertido no momento em que a mulher decidir engravidar”, disse. Cleonúsia Vasconcelos comentou ainda que a aceitação do dispositivo intrauterino anda de mãos dadas com a informação da mulher sobre o método e a diminuição dos mitos sobre o item. “Ele sempre foi cercado de muitos mitos como uma possível relação com o câncer, aumento de infecção pélvica e até o deslocamento para outras partes do corpo”, contou, reforçando que é impossível que o DIU saia da cavidade uterina.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: