Hospital Tricentenário dispõe de 200 leitos e realiza aproximadamente 12 mil atendimentos mensais
Hospital Tricentenário dispõe de 200 leitos e realiza aproximadamente 12 mil atendimentos mensaisFoto: Bruna Costa/PMO

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Olinda e o Hospital Tricentenário, unidade filantrópica localizada em Bairro Novo, deverá realizar 600 cirurgias em pacientes do município ao longo de 12 meses. O convênio, firmado nesta segunda-feira (25), será possível graças ao investimento de R$ 1,8 milhão de emenda parlamentar, de 2018, do deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade).

Ao todo, 50 procedimentos deverão ser realizados mensalmente a partir deste mês. As prioridades são para cirurgias eletivas — que são as agendadas, como vesícula e hérnia. A partir de abril, o Hospital passará a ofertar também as cirurgias ginecológicas. Do total de operações, 40% serão por videolaparoscopia, a popular “cirurgia por vídeo”, onde com um pequeno corte é possível realizar um procedimento menos invasivo assistido por uma microcâmera e a laser.

O atendimento cirúrgico em Olinda havia sido suspenso em 2016, quando o bloco do Tricentenário deixou de funcionar. Em dezembro de 2017, os procedimentos foram retomados e o hospital passou a oferecer 50 cirurgias gerais por mês. No convênio, outras 50 estarão disponíveis. Para se submeter a algum dos procedimentos, o paciente precisa estar inserido na rede de atendimento de Olinda e ser acompanhado por alguma unidade de saúde, que realizará o encaminhamento

Leia também:
Profissional de saúde pode ter de informar violência contra mulher
Saúde alerta para prevenção e diagnóstico precoce de doença renal
Ignorar saúde sexual não protege jovem, diz autora de caderneta vetada por Bolsonaro


Pacientes que aguardavam na lista de espera devem ser procurados pela Secretaria de Saúde do município para realizar o agendamento. “Esperamos reduzir a demanda reprimida e zerar essa lista nos 12 meses do convênio”, apontou a secretária de vigilância da Saúde, Zelma Pessoa. Ainda de acordo com a secretária, 344 mulheres aguardam por alguma cirurgia ginecológica na rede, enquanto cerca de 300 pessoas estão na fila para o procedimento geral de hérnia ou vesícula.

Tricentenário
Atualmente, o Hospital Tricentenário dispõe de 200 leitos. Segundo o diretor administrativo da unidade, Murilo Rocha, aproximadamente 12 mil atendimentos são realizados ao mês. “O Hospital conta com a segunda maior maternidade de baixo leito de Pernambuco e possui uma UTI adulto com 20 leitos. Atendemos emergências geral, pediátrica, obstétrica e contamos com uma ala de 120 leitos apenas para pacientes crônicos, nos casos de internamentos de longa duração.”

Sobre a parceria, Murilo Rocha esclarece que o recurso é destinado exclusivamente para o custeio de cirurgias e equipe médica, além da compra de medicamentos para atender os pacientes assistidos pela unidade. “Consequentemente, haverá a economia do recurso que o Hospital destinaria à compra de medicamentos e, com ele, construiremos mais 12 leitos para que, no futuro, aumentarmos o número de cirurgias”, observa.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: