Estoque baixo do banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães
Estoque baixo do banco de leite do Hospital Agamenon MagalhãesFoto: Miva Filho/SES-PE

Com estoque de apenas 15 litros de leite materno, o suficiente para apenas dez dias, o banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, convoca mães com produção de leite em excesso para doar. A unidade, que é referência no atendimento materno-infantil, alerta que o alimento é essencial para a recuperação e o crescimento saudável de recém-nascidos internados.

As mães interessadas em doarem seu leite excedente devem entrar em contato com o hospital pelo (81) 3184.1690. As doadoras podem entrar em contato com o HAM para realizar a doação no próprio hospital ou para que a unidade de saúde agende a busca do alimento em casa.

Leia também:
Recém-nascido é socorrido por telefone após se engasgar com leite materno
Alunos de escola pública no Recife arrecadam potes para banco de leite


Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los com água corrente e sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao fogo. Após a água começar a ferver, deixar por mais 15 minutos.

Além do HAM, outros bancos de leite sob gestão estadual também aceitam doação do público. No Recife, há o Hospital Barão de Lucena (81 3184.6552), que, atualmente, possui 20 litros e está com consumo diário em torno de 1 litro. Já no Hospital Jesus Nazareno (81 3719.9338), em Caruaru, o estoque está em 20 litros (consumo diário de 500 mL) e no Hospital Dom Malan (87 3202.7000), em Petrolina, com 14 litros (necessidade de, em média, 2L/dia).

Outras instituições públicas e privadas também recebem doação. A lista completa dos bancos está disponível neste link.

Leite materno
O leite materno é considerado um dos alimentos mais importantes para o ser humano. A bebida tem todos os ingredientes necessários para o crescimento saudável da criança, além de funcionar como um fator de proteção para doenças. Ele também é um importante aliado na redução do óbito infantil, da fome, da desnutrição e dos quadros alérgicos que podem ser apresentados pela criança.

Serviço
Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM)
Banco de Leite Humano Dra. Sônia Bechara
Estrada do Arraial, 2.723, Casa Amarela – Recife/PE
CEP: 52051-380
Telefone: (81) 3184.1690

veja também

comentários

comece o dia bem informado: